Workshop baseado em estudos da neurociências com vivências matemáticas que o farão pensar fora da caixa, desenvolver a criatividade e a capacidade de investigação.
Nome: Juliana Moreno
Profissão: Professora de matemática, de cubo mágico e youtuber
Bio: Licenciada em Matemática e Tecnóloga em Redes de Telecomunicação pelo IFG, professora de matemática, professora de cubo mágico, youtuber, membro do programa mentalidades matemáticas Brasil (cocriado pelo Instituto Sidarta e pelo Centro de Pesquisas Youcubed, da Universidade de Stanford) e pós-graduanda em Neurociência.
Acompanhe a abertura da #CPGoiás2!
O que são comunidades digitais, como engajá-las e porque participar de uma? Vamos trazer cases de sucesso e razões para você se conectar e participar de comunidade.
Nome: Nayana Cambraia
Profissão: Biomédica
Bio: Formada pelo UniCEUB em 2004; Mestranda do Programa de Gerontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB); Especialista em Imaginologia pela Universidade de Brasília (HUB/UNB) ; Especialista em Gestão em Saúde e Inovação pela Universidade de Brasília (UNB); MBA em Gestão de Projetos pela FGV e MBA em Gestão de Organizações e Negócios de Impacto Social. Sócia na Startup Elas Projetam. Líder Inovativa no DF. Experiência em cultura da inovação, design business, gestão de projetos e políticas sociais tanto no campo público/privado.
Neste workshop você ira aprender a como desenvolver placas de circuito impresso utilizando a ferramenta Easy EDA. Nela, será ensinado como prototipar de forma profissional o seu projeto eletrônico, apresentando regras e boas práticas para prototipagem, além de dicas para sua impressão e montagem. Também será apresentado como executar um projeto de eletrônica embarcada, seja para a aplicação na automação, robótica, sensoriamento e entre outras.
Nome: Joiro Neto
Profissão: Projetista de Hardware
Bio: Meu nome é Joiro, sou formado no curso técnico em Eletrônica (IFG), estudante de Engenharia de Controle e Automação e membro do Laboratório de Robótica Gynbot. Trabalho atualmente como desenvolvedor de Hardware na Ecxus Equipamentos Eletrônicos.
Nome: Múria Viana
Profissão: Técnica em Automação Industrial
Bio: Estudante de Engenharia de Controle e Automação no IFG e técnica em Automação Industrial pelo IF Goiano. Amo a área de robótica educacional e o mundo maker.
Neste treinamento vamos aprender todas as etapas necessárias para montar um arquivo bem estruturado e de alto impacto, e assim, impressionar nas entregas. É indicado para todas as idades, áreas de formação, e interesse de aplicação no trabalho, faculdade ou assuntos pessoais. Vamos aprender como montar um Painel de Indicadores (Dashboard) importante para tomadas de decisão.
Nome: Tarcila Landin
Profissão: Especialista em Criação de Dashboards em Excel
Bio: Bacharel em Estatística pela Universidade de Brasília (2009). Mora em Brasília-DF. Trabalha como professora de Excel dos níveis básico ao avançado, presta consultoria em soluções em Excel e é criadora do projeto Tudo com Excel, que conta hoje com blog, canal no YouTube, e canal e grupo no Telegram, levando dicas e aulas gratuitamente para mais de 60.000 pessoas desde 2014. Criou o Projeto Tudo com Excel porque acredita que a disseminação do conhecimento nos faz crescer ainda mais.
O objetivo dessa oficina é trabalhar a construção do Eevo, bem como entender as mecânicas envolvidas no processo, visão pedagógica do mesmo. Feito em MDF, pré cortado, os participantes irão colar as partes, dar a forma ao robô e compreender alguns de seus funcionamentos, bem como adicionar alguns eletrônicos ao projeto.
Nome: Casemonstro
Profissão: Embaixador Campus Party
Bio: Campuseiro desde 2008, trabalha com metodologias educacionais inovadores desde 93. Criador da Casemonstro Robotica Educacional, Embaixador da Campus Party Brasil, já realizou entre palestras e oficinas de robotica, para mais de 20 mil pessoas em 2 paises.
Nome: Ana Paula Andre
Profissão: Formada em Artes Cênicas-UFG
Bio: Arte educadora, atriz e aspirante a musicista, 24 anos, Graduanda de pedagogia pela UFG, Monitora Include CECOM e Guanabara. Aprecio jogos, séries, animes e as artes em suas diferentes formas.
Uma dinâmica sobre filosofia de design na ergonomia e acessibilidade nos jogos
Nome: Gabriel Cian Seixo de Brito
Profissão: Game Designer e Palestrante
Bio: Palestrante Miniworkshop de jogos na Faculdade Cambury e na Semana de Intregação na UFG; 2º na Bizzart Gamejam como Game Designer no jogo Red Room; Palestrante no Workshop de Desenvolvimento de jogos nos eventos Game GO e Super Game Fest, na UEG e na UFG.
Desde os 14 anos de idade na área de programação notei o seguinte: Um programador em uma startup está realizando sonhos. Sim sonhos, não são só apps, sistemas, sites, códigos, não realizamos sonhos. Mas o que acontece quando o sonho não são aquilo que imaginamos? Ou o processo do tão sonhado projeto não passa de um belo sonho e torna-se um verdadeiro pesadelo? Na minha palestra mostrarei os pontos que observei durante os vários projetos que realizei e o que podemos aprender para não deixar que um sonho de um projeto vire um pesadelo ou que só fique nos sonhos mesmos. Inspirando o modelo de Design Thinks voltado para a area de programação mostrarei como vários projetos que fiz saíram do papel e tornaram realidade. Como fazer projetos mais rápidos e entregar para o cliente aquilo que realmente necessita. Mostrei como modelo o projeto que desenvolvi: o Allô Live, uma plataforma aonde você poderia enviar uma foto ou video para aparecer na Live, ao vivo, usada por milhares de pessoas em todo o Brasil, visualizada por milhões de pessoas. As maiores lives de musica: Lives do Gustavo Lima, Marilia Mendonça, Jorge e Mateus estávamos presentes. Quanto tempo foi de desenvolvimento? 2 semanas. Sim o desafio era entregar um produto funcional e validado em 2 semanas, nessa palestra mostrarei métodos de como fazer um MVP e entregar um produto final para o cliente.
Nome: Lucas Oliveira
Profissão: Programador
Bio: Finalista do TIC Americas 2015 (Concurso de Talento e Inovação das Americas) com o projeto Consciente Efeito Estufa Desenvolvedor do Allô LiveDesenvolvedor do Reality, projeto de realidade aumentada incubado pela UEG Desenvolvedor do Allô Live Embaixador da Inovação - Secretaria do Estado e Desenvolvimento e Inovação GOIAS Fundador do game Respondidos, jogo contemplado pelo Ministério da Cultura. Desenvolvedor do My Doctor.
Analise de dados aplicada ao mundo dos esportes eletrônicos, explorando novas formas de entender o esporte e aprimorando a tomada de decisões.
Nome: João Pedro Borges
Profissão: Cientista de dados
Bio: Cientista de dados formado em ciência da computação. Realizo pesquisas nas áreas: Segurança cibernética, NLP e e-sports analytics
Como desenvolver uma multiplicidade do próprio perfil a ponto de garantir sempre uma variedade de oportunidades a seu redor? E como promover um fluxo contínuo de portas abertas a partir dos movimentos relacionais que você mesmo pode gerar? Especialmente para mulheres, dominar recursos de autopromoção e de controle da própria narrativa profissional pode ser um diferencial competitivo para posicionamento no mercado de trabalho. O sistema é f*da, parceiro... Mas você também é!
Essa palestra tem como fundamento tratar sobre as formas de se alavancar a história de um jogo, usando de recursos escritos, visuais, sonoros e movimentos para se criar uma narrativa Dinâmica e imersiva. Os jogos atuais usam cada vez mais do recurso de narrativas dinâmicas através de movimento, som e imagem para passar a ideia por trás do jogo, vemos até mesmo jogos que não tem praticamente nenhum recurso de linguagem escrita e/ou oral. Iremos comentar como alcançar uma narrativa fluida usando principalmente elementos de linguagem abstratos como movimento, som e imagem.
Nome: Wolney Borges
Profissão: Escritor, Estudante e Desenvolvedor
Bio: Escritor de ficção e fantasia, trabalha com Jogos interativos, com foco em RPG de mesa. É estudante de Direção de Arte na UFG. Usa o RPG como ferramenta de aperfeiçoamento de escrita e construção de narrativas. Fez curso de escrita criativa com o escritor português Luís Carmelo e desenvolve trabalhos interativos com público em eventos, com palestras diversas. É criador e desenvolvedor da InvictusRPG que usa para promover seus trabalhos literários e projetos.
Seja avaliado por um profissional do meio de startups, pitch e investimento. Eleito mentor do ano no Startup Awards, já treinou pitch para startups no Brasil, Argentina e França. Você tem 1 minuto para contar sua ideia e 1 minuto para receber uma devolutiva. Inscrições gratuitas, na hora. SÓ CHEGAR!
Nome: Vinny Machado
Profissão: Cofundador do Grupo Vortex Ventures
Bio: Empreendedor a 16 anos, apaixonado por tecnologia, empreendedorismo e startups. Foi eleito como melhor mentor do Brasil no Startup Awards em 2019. Já mentorou e treinou empreendedores e intraempreendedores no Brasil, Argentina e França. É cofundador do Grupo Vortex Ventures (Startadora e Futurize) que trabalha com Inovação Corporativa e Aceleração Online para mais de 470 Startups. Também é cofundador da DiliMatch que ajuda startups brasileiras a levantar investimento internacional, tendo levantado um pouco mais de R$ 8 milhões até o momento.
Vamos conversar em termos práticos sobre os metaversos na Web 3.0! Tudo tanto de maneira prática quanto de maneira simplificada. E tudo isso apartir da vista da realidade virtual do OCULUS QUEST 2 da empresa META QUEST.
Nome: Lewi Samuel
Profissão: Analista de Sistemas, Palestrante e Co-fundador da startup Go Educa
Bio: Lewi Samuel, 24 anos, Formado em Análise e desenvolvimento de Sistemas pela UDF, entusiasta e palestrante do metaverso, co-fundador da startup Go Educa, 1º Lugar Hackathon da VISA, 2º Lugar na Hackathon da Globo na casa do BBB em 2018.
Reflexões sobre como poderemos ser felizes em várias realidades simultâneas... Mas como também poderemos viver num clima de guerra entre humanos.
Nome: Dado Schneider
Profissão: Embaixador Campus Party
Bio: O Prof. Dado Schneider é pós-Graduado em Marketing pela Univ.Fed.do RS e é Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC/RS. No auge da propaganda no Brasil, trabalhou em grandes agências. Além de ter sido consultor de grandes empresas, foi executivo da CLARO e é o próprio criador desta marca. Foi "Evangelizador Digital" do Magazine Luiza na sua grande "Virada Digital", em 2015. Nos últimos anos, palestra sobre as suas pesquisas sobre comportamento das novas gerações e foi considerado pelo site Buzzfeed como "palestrante imperdível da Campus Party", de onde também é Embaixador.
PALESTRA para tratar da noção de algoritmos discriminatórios, sobretudo em tempos de pandemia, revelando como a injustiça e a desigualdade encontra seus próprios meios para se disseminar e, tal qual o vírus, tem alto poder de contágio. Esperamos mostrar o panorama que vem se desenhando em torno da relação entre Pandemia, tecnologias e racismo, apontando argumentos para uma abordagem mais crítica sobre os usos e abusos das plataformas digitais e do universo algorítmico para tratar de questões ligadas a distintos grupos sociais e de diferentes pertencimentos étnico-raciais.
Nome: Jamile Borges
Profissão: Palestrante TEDx, Antropóloga e Pesquisadora
Bio: Palestrante do TEDx; Antropóloga. Pesquisadora da Universidade federal da Bahia. Pioneira na implantação dos Núcleos de Tecnologia Educacionais no estado da Bahia; 22 anos de experiência com projetos de pesquisa nas áreas de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) ; Consultoria para elaboração de games e projetos de Plataformas de Museus Digitais; Ajudou a criar e Coordenar o MUSEU AFRODIGITAL DA MEMÓRIA na Bahia; Tem experiência em pesquisa com bigdata e uso de algoritmos discriminatórios e viés racial .
Compartilhar os objetivos e ações da comunidade. Cases de sucesso dos projetos de impacto social e motivar o envolvimento dos jovens projetos para alavancar os objetivos da Agenda 2030.
Nome: Juliana Muniz Moreira
Profissão: Embaixadora da Inovação - LIGO
Bio: Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - UNIP. Especializando em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina - PUC Minas. Mestranda em Modelagem Computacional de Sistemas - UFT. Tem experiência em desenvolvimento de projetos de inovação, sensoriamento remoto e análise de dados. Atualmente é Embaixadora da Inovação no LIGO/STI/SEDI e integrante da Global Shapers, Hub de Brasília.
O objetivo dessa oficina é além de provocar uma mudança de comportamento empreendedor com base nas dinâmicas de transformações socioeconômicas impulsionadas pela agenda 2030, construir juntos modelos de negócios de impacto que ajam de forma perene, capaz de resolver problemas reais e com capacidade de escala, buscando inovação social, empreendedorismo sustentável que viabilizem a receitas e impacto, além tecnologias sociais que transformam a vida as pessoas e promovem desenvolvimento econômico e social.
Nome: Tiago Mochileiro
Profissão: Mochileiro pela Educação
Bio: É Empreendedor Social. Graduado em Gestão de recursos humanos – UNIT Pós graduado em gestão de pessoas e administração – FAT.Diretor do PROJETO Conversando Sobre Carreira. Idealizador da Jornada pela EDUCAÇÃO que atua em 3 missões de futuro. Também foi Palestrante da Bienal Internacional do Livro, 2015. Palestrante do EBA 2015/2018 Também desembarcou no LATINOWARE também foi speaker do TEDx Pajuçara 2016. É mais conhecido como Mochileiro pela EDUCAÇÃO. Já percorreu 65 cidades brasileiras levando a mensagem da educação que salva vidas.
O objetivo dessa oficina é trabalhar a construção do Eevo, bem como entender as mecânicas envolvidas no processo, visão pedagógica do mesmo. Feito em MDF, pré cortado, os participantes irão colar as partes, dar a forma ao robô e compreender alguns de seus funcionamentos, bem como adicionar alguns eletrônicos ao projeto.
Nome: Casemonstro
Profissão: Embaixador Campus Party
Bio: Campuseiro desde 2008, trabalha com metodologias educacionais inovadores desde 93. Criador da Casemonstro Robotica Educacional, Embaixador da Campus Party Brasil, já realizou entre palestras e oficinas de robotica, para mais de 20 mil pessoas em 2 paises.
Nome: Hithallo Nicson
Profissão: Bacharel em Eng de Controle e Automação
Bio: Bacharel em Eng de Controle e Automação pelo IFG campus Itumbiara, Instrumentista e Técnico em Automação Industrial pelo SENAI Itumbiara e Facilitador do Projeto Include Itumbiara. Filho de Vanilson de Oliveira Guerra e Monica Silva Guerra, tenho 24 anos e como hobbys gosto de assistir series, animes e games. Entusiasta em Domótica, autor do artigo "Automação Residencial Usando Software OpenHAB".
Nome: Alessandro Macedo
Profissão: Estudante em ciências da computação
Bio: Facilitador do Include by Campus Party, estudante em ciências da computação na Universidade de Brasília, empreendedor, autodidata, criador de projetos makers com base em reutilização e sustentabilidade.
Palestra sobre Jogos cinematográficos e como a narrativa evoluiu a ponto de passar uma experiência cinematográfica
Nome: Fábio Cristiano Alves Ribeiro
Profissão: Estudante de Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Bio: Estudante de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, designer nas horas vagas e amante de jogos e cinema.
Atualmente, inovar e ter a capacidade de responder ao mercado são as maiores vantagens de quem está à frente dos negócios. Mas com o mundo cada vez mais digital, a velocidade com que essas inovações chegam no dia a dia das pessoas passou a ser o principal diferencial das organizações e a inovação aberta é um caminho possível para o crescimento sustentável para todo o ecossistema empreendedor inovador. Vamos entender o porquê?
Nome: Giuliana Marques
Profissão: CEO da label de games de impacto coEdu
Bio: Mais de 10 anos de experiência em gestão educacional, premiada 8 vezes em excelência pela ABF pela Park Education e 3 vezes destaque pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Com 15 anos de experiência em treinamento e gestão de instituições de ensino, atualmente gere um grupo que promove soluções inovadoras por meio de educação, tecnologia e impacto social- a CoEducation. Especialista em criação de mercados para transformação social e em ensino digital. Fomenta iniciativas de empreendedorismo feminino e inovação aberta como líder de comunidade Open Innovation Brasil e Elas no Comando.
As empreendedoras são mais ágeis em implementar inovações tecnológicas em seus negócios, Cerca de 71% das mulheres usam redes sociais, aplicativos e a internet para vender seus produtos e serviços. Com a chegada do meta verso, elas irão expandir ainda mais, inovando e buscando mais espaço no mercado para debater impacto e equidade.
Nome: Mira Castro
Profissão: Professora e Especialista em Lideranças e Gestão de equipes
Bio: Professora na Escola do futuro de Goiás, voluntária como Diretora do conselho de Comunicação no projeto mãos que ajudam no DF. Graduada em Administração de empresa (Centro universitário E.S. do Amazonas-2009), Especialista em Lideranças e Gestão de equipes (Uniassselvi - 2021), e empreendedora digital em ascensão!
OBJETIVO GERAL: Compreender como pode ser aplicado a aprendizagem de máquina no Mercado FinanceiroOBJETIVOS ESPECÍFICOS: Compreender os princípios básicos da análise gráfica; levantar um data base dos principais indicadores de preço e Identificar padrões operacionais.
Nome: Ezequiel de Paula
Profissão: Engenheiro e Administrador
Bio: Engenheiro e Administrador com vários anos de experiência em consultoria empresarial.
Nome: Neto de Paula
Profissão: Economista e Administrador
Bio: Economista e Administrador com Mestrado e MBAs em áreas de Business. Está no mercado há 12 anos como empresário e consultor da Ene Kapital, Sebrae, IEL e Proin/UEG.
Utilização de sucatas eletrônicas na construção de protótipos para projetos envolvendo empreendedorismo, cooperativismo, resolução de problemas, tomadas de decisão e práticas experimentais das ciências e suas tecnologia.
Nome: Weslley Coutinho de Macedo
Profissão: Professor da educação básica
Bio: Sou formado em biologia e pós graduado em gestão e educação ambiental. Sou entusiasta na área de eletrônica e robótica. trabalhei com o projeto include do instituto Campus party onde tirei minhas ideias para o projeto mestre da gambiarra. Também trabalho com robótica educacional voltada para o BR e fll.
Nome: Gabriel Chamie
Profissão: Solution Manager
Bio: Desde de 2013 atuando na descoberta de novas tecnologias para integrar inovação, empreendedorismo e negócios. Foco em entender processos diferenciados entre pessoas, projetos e negócios. Incentivo a utilização de inovação aberta como oxigenador da transformação digital.
A China já se tornou líder e referência em inovação e transformação digital em vários setores: e-commerce, jogos, redes sociais, inteligência artificial, IoT, entre outros. O que isso significa para startups, empresas e empreendedores brasileiros?
Nome: In Hsieh
Profissão: Lidera negócios em livecommerce e socialcommerce
Bio: In Hsieh é o principal especialista em inovação, e-commerce, startups em tecnologia entre Brasil e China, tendo atuado na aceleração e desenvolvimento de negócios de startups chinesas como Aliexpress e Kwai. Atualmente lidera negócios em livecommerce e socialcommerce, faz parte do conselho editorial do MIT Sloan Management Review Brasil. Antes foi Head de E-commerce Latam da Xiaomi, uma das gigantes chinesas de internet, participou do startup do Submarino em 1999 e ainda fundou suas próprias startups, como Baby.com.br, eleita melhor startup do ano pela revista PEGN em 2011.
Pesquisas apontam que os consumidores preferem comprar de empresas conscientes, e que muitas vezes estão dispostos a pagar até mais para comprar de uma marca que se posiciona e apoia causas nas quais ela acredita. A palestra apresenta o que é o marketing relacionado à causa, traz cases de quem já está fazendo a diferença, e dá dicas de como as empresas podem se aliar a organizações da sociedade civil para gerar um impacto positivo no mundo por meio de suas marcas!
Nome: Bianca Porto
Profissão: Mestranda em Direito e Políticas Públicas
Bio: Sócia e fundadora da Grifa, empresa de impacto social. Idealizadora e co-fundadora do Oásis de Sonhos, nascido em 2016, ONG que mobiliza voluntários para mutirões de reforma em espaços coletivos e culturais. Alumni (ex-aluna) do SUSI on Social Entrepreneurship, programa de empreendedorismo social do Departamento de Estado Americano; graduada do Founder Institute; Contadora de Histórias, e Fellow da Social Good Brasil. Com MBA em Gestão de Negócios Sociais. Mestranda em Direito e Políticas Públicas.
A Inteligência Artificial (IA) é um campo da computação que está em crescimento acelerado. Os modelos de IA podem ser treinados de diversas formas, entre elas, por treinamento supervisionado. Para esse tipo de treinamento faz-se a necessidade de uma massiva quantidade de dados. No entanto, nem sempre dispomos de dados suficientes para o treinamento da IA. Por um longo período isso restringiu os avanços na área, ressurgindo apenas com aparecimento do Big Data. No entanto, mesmo dispondo de dados para o treinamento do modelo, o dataset pode se apresentar não balanceado ou ainda com pouca variabilidade. O problema pode ser resolvido por meio da técnica de Machine Learning denominada GANs (do inglês Redes Neurais Generativas Adversárias). Essa ferramenta consiste em duas redes neurais artificiais contrapostas cujo objetivo é gerar qualquer distribuição de dados (imagem, vídeo, texto) próximos dos exemplos fornecidos. Com as GANs, os datasets podem ser aumentados sinteticamente, com a adição de variabilidade e uniformidade. Durante o ano de 2022, pude utilizar a técnica no projeto de pesquisa do IFG Câmpus Goiânia: \"Detecção de anomalias em painéis fotovoltaicos utilizando CNN (Redes Neurais Convolucionais)\". Utilizando um banco de imagens de espectro infravermelho, pôde-se fazer a detecção automática de anomalias em painéis solares do próprio IFG. Com a utilização das GANs para aumento do banco de dados, obtivemos na pesquisa uma ótima acurácia do modelo. Sendo assim, a palestra pretende mostrar como as GANs podem ser uma ferramenta importante quando estamos lidando com datasets reduzidos e quais as aplicações no campo do Aprendizado de Máquina.
Nome: Carlos Rocha
Profissão: Desenvolvedor e Pesquisador IA no IFG
Bio: Faço o último ano do curso técnico integrado em eletrônica no IFG. Desenvolvo pesquisa na área de Inteligência Artificial no IFG Campus Goiânia. Sou membro do laboratório de robótica livre e aplicada Gynbot, do próprio IFG. Além disso, sou Facilitador do Include, laboratório de robótica do Instituto Campus Party.
Nome: Hubyratan Alves
Profissão: Medalhista nacional na OBR
Bio: Cursa técnico integrado em eletrônica no IFG. Participa do laboratório de robótica livre e aplicada Gynbot, do próprio IFG. Membro da equipe Zetta Gynbot, de robótica educacional, medalhista nacional na OBR. Pesquisador pelo CNPq na área de robótica.
O empreendedorismo, conceito, características e desafios.E empreendedorismo como ferramenta de inclusão social, aumento de renda familiar e independência financeira;Veículo transformador de vidas. Mulheres saem do ciclo abusivo e abandonam a situação de violência, apos se tornarem donas dos próprios negócios.Experiência própria. Programas e ações governamentais do eixo empreendedorismo disponíveis.
Nome: Cejanne Gonçalves Ribeiro
Profissão: Internacionalista, Especialista em direito internacional
Bio: Internacionalista, especialista em direito internacional. Está como gerente de políticas públicas de juventude e trabalha no fomento ao empreendedorismo jovem no estado de Goiás. Apresentadora do programa Investe com Cejanne na CMN.
O Painel contará com a discussão a respeito da aplicação de Novas Tecnologias para o aumento da produtividade e renda de Arranjos Produtivos Locais por meio da Economia Criativa e Sustentável. Os painelistas abordarão aspectos relevantes do eixo temático evidenciados por relato de experiência na gestão da inovação voltada à Economia Criativa e Sustentável que gera oportunidades de desenvolvimento sustentável e crescimento econômico nos arranjos locais de produção proporcionados pela Economia Criativa que ainda são impopulares. Mas o sucesso desta iniciativa exige repensar o papel da criatividade e da cultura, da inovação.
Nome: Douglas Falcão
Profissão: Professor Pesquisador, Gestor, Especialista em Inovação
Bio: Palestrante e Consultor. Fundador do Instituto Falcão de Tecnologia em Gestão. Professor Universitário em Programas de Graduação e Pós-graduação. Mentor de Negócios no Células Empreendedoras. Possui experiência em Gestão de Negócios Tecnológicos, Educação e Saúde, Tecnologias para Educação e Saúde, Avaliação de Desempenho e Indicadores, Performance de Ensino e Aprendizagem, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Arranjos Produtivos Locais, Pesquisa Científica. Mestrando em Inovação e Empreendedorismo pela Escola de Negócios Europeia de Barcelona.
Nome: Rosana Resende
Profissão: Professora, Gestora e Palestrante
Bio: Professora Universitária em Programas de Graduação e Pós-graduação. Consultora. Mestra em Ciências da Educação pela Institute Theology Science Florida. Possui experiência em Gestão Educacional e Escolar, Desenvolvimento Pedagógico e Acadêmico, Desenvolvimento de Pessoas, Educação Profissional, Tecnologias para Educação, Avaliação de Desempenho e Indicadores Educacionais, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Arranjos Produtivos Locais, Transferência de Tecnologia e Planejamento Educacional, entre outros.
Neste Painel de abertura você aprenderá tudo o que precisa saber para participar da Maratona de Negócios da CPGoiás2 com organizadores, ex-maratonistas e mentores. A Maratona de Negócios é um programa que visa transformar ideias de campuseros em Negócios durante a Campus party e faz parte da Fábrica de Empreendedores Sebrae.
Nome: Genésio Gomes
Profissão: Embaixador da Campus Party
Bio: Professor, empreendedor, palestrante e investidor anjo em negócios de impacto social. Embaixador da Campus Party em Empreendedorismo e Educação. Professor de Empreendedorismo da Universidade de Pernambuco. Fundador do Células Empreendedoras, empresa com foco em educação empreendedora orientada à propósito e inovação aberta. Ganhador de diversos prêmios nacionais em educação/inovação (Endeavor, Santander Universidades, Rede Global de Empreendedorismo, Desafio Covid-19 do MMPE, entre outros). Sócio-Conselheiro da Polimex BioPlásiticos, startup que fabrica plásticos 100% biodegradáveis.
Nome: Guilherme Alves
Profissão: Cofundador do Reef Coworking
Bio: Professor, Empreendedor, Palestrante e Consultor. Cofundador do Reef Coworking e da empresa de consultoria i2b inovação para negócios. Professor Universitário em Programas de Graduação e Pós-graduação. Mentor de Negócios no Porto Social e do Inovativa Brasil, Além de facilitador do Programa Mind The Biz do Porto Digital. Doutor em Ciência da Informação pela UFPE. Já Ministrou palestras em 12 estados brasileiros e consultorias em mais de 300 empresas, muitas delas como consultor credenciado do Sebrae.
Um momento sobre como o Movimento Empresa Júnior vem atuando como formador de universitários mais comprometidos e capazes de realizar mudanças no país, bem como também, como é relacionado o impacto dos resultados as soluções entregas por mais de 600 empresários juniores no estado de Goiás.
Nome: Maria Eduarda
Profissão: Presidente do Conselho do Goiás Junior
Bio: Apaixonada por um mundo de Desenvolvimento e Inovação e por gerar experiências para mais de 600 empresários juniores. Pós-junior da Sustentar Engenharias, Empresa Júnior de Engenharia Ambiental e Civil e atualmente, Presidente do Conselho e Diretora de Desenvolvimento da Rede da Federação Goiana de Empresas Juniores - Goiás Júnior.
O mercado atualmente procura cada vez mais por profissionais que consigam apresentar dinamismo na sua forma de trabalhar e com uma taxa alta de performance com o objetivo de extrair o melhor de cada pessoa. Com esse objetivo em mente, você conseguirá utilizar técnicas de mindfullness aliadas aos conceitos de PNL e Hipnose para aumentar sua capacidade produtiva sem sobrecarga emocional ou desgaste mental. De uma forma tranquila e didática, o conteúdo será apresentado a partir da interação entre palestrante e participantes totalmente \"hands on\" durante o evento.
Nome: Edu Tomazett
Profissão: Psicoterapeuta e Hipnólogo
Bio: Formação Internacional em Hipnose Clínica pelo Instituto Dave Elman, Pós Graduação em Hipnose Clínica pelo Instituto GUIA, realizando atendimento em consultório desde 2015 e responsável pela equipe mais atuante em Street Hipnose do estado.
Nessa talk vamos falar sobre o famoso Microfrontend e entender como ele pode ser estruturado, quais os desafios e objetivos para se ter uma aplicação performática usando diversos frameworks de frontend ao seu favor.
Nome: Diego Telles
Profissão: Palestrante, Produtor de Conteúdo e Tech Manager
Bio: Formado em Análise de Sistemas, nomeado MSP pela Microsoft e Mozillian Member pela Mozilla, com experiências em desenvolvimento NodeJs, IoT, React e IA, produz conteúdos técnicos, é palestrante e co-organizador das comunidades Unicorn Tech React Nation BR, Flutter Nation e NodeRED Brasil, já passou pela BeeTech, Americanas SA e agora atua como Tech manager na SamiSaude.
Venha conversar com a FINEP sobre as opções e as oportunidades de apoio e financiamento aos empreendedores e às empresas inovadoras. O representante da FINEP fará uma apresentação sobre as iniciativas e sobre as linhas de financiamento disponíveis para apoiar e fortalecer a pesquisa e a inovação em Goiás.
Nome: Fernando de Nielander Ribeiro
Profissão: Analista
Bio: Analista e Chefe Substituto do Dept. Regional do Centro Oeste da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP / MCTI.
Design Thinking, Future Model Canvas, Prototipação, Diversas Estratégias de MVP (mínimo produto viável) e outras ferramentas voltadas a criar e validar negócios com alta proposta de valor.
Nome: Guilherme Alves
Profissão: Cofundador do Reef Coworking
Bio: Professor, Empreendedor, Palestrante e Consultor. Cofundador do Reef Coworking e da empresa de consultoria i2b inovação para negócios. Professor Universitário em Programas de Graduação e Pós-graduação. Mentor de Negócios no Porto Social e do Inovativa Brasil, Além de facilitador do Programa Mind The Biz do Porto Digital. Doutor em Ciência da Informação pela UFPE. Já Ministrou palestras em 12 estados brasileiros e consultorias em mais de 300 empresas, muitas delas como consultor credenciado do Sebrae.
O objetivo dessa oficina é trabalhar a construção do Eevo, bem como entender as mecânicas envolvidas no processo, visão pedagógica do mesmo. Feito em MDF, pré cortado, os participantes irão colar as partes, dar a forma ao robô e compreender alguns de seus funcionamentos, bem como adicionar alguns eletrônicos ao projeto.
Nome: Casemonstro
Profissão: Embaixador Campus Party
Bio: Campuseiro desde 2008, trabalha com metodologias educacionais inovadores desde 93. Criador da Casemonstro Robotica Educacional, Embaixador da Campus Party Brasil, já realizou entre palestras e oficinas de robotica, para mais de 20 mil pessoas em 2 paises.
Nome: Alessandro Macedo
Profissão: Estudante em ciências da computação
Bio: Facilitador do Include by Campus Party, estudante em ciências da computação na Universidade de Brasília, empreendedor, autodidata, criador de projetos makers com base em reutilização e sustentabilidade.
Nome: Alexandra Cemin
Profissão: Licenciada em Matemática e Física
Bio: Especialista em psicopedagogia e gestão organizacional, mestre em educação e possui doutorado pela Universidade de Caxias do Sul, em Ciências e Engenharia de Materiais. Atualmente é Diretora do Colégio PolyUni em Caxias do Sul, fundadora e CEO da CONNEPT, coordenadora do curso de graduação em licenciatura em matemática e assessora pedagógica na UNIFTEC, também coordena os Projetos Sociais da Universidade. Faz parte do Projeto Include, onde coordena os laboratórios no Rio Grande do Sul e ministra treinamento para facilitadores e monitores, no Programa de Formação Continuada do Instituto Campus Party.
Nome: Gabriel Chamie
Profissão: Solution Manager
Bio: Desde de 2013 atuando na descoberta de novas tecnologias para integrar inovação, empreendedorismo e negócios. Foco em entender processos diferenciados entre pessoas, projetos e negócios. Incentivo a utilização de inovação aberta como oxigenador da transformação digital.
Já pensou em abrir um coworking? Nesse bate papo vou te contar erros e acertos de como construir um coworking e espaço compartilhados de sucesso
Nome: Lorena Carvalho
Profissão: Empresária
Bio: Empresária e coordenadora de startup CampoLab, Cidadã da Capital do Futuro. Agente de inovação, empreendedorismo e fomentadora da economia compartilhada, criativa e coletiva.
Apresentaçao descomplicada da robotica.
Nome: Casemonstro
Profissão: Embaixador Campus Party
Bio: Campuseiro desde 2008, trabalha com metodologias educacionais inovadores desde 93. Criador da Casemonstro Robotica Educacional, Embaixador da Campus Party Brasil, já realizou entre palestras e oficinas de robotica, para mais de 20 mil pessoas em 2 paises.
Associação do Design de Interação (IxDA) é uma organização composta por membros e voluntários dedicados ao ensino e cultido do design de interação. Ela existe desde 2003 e atualmente tem mais de 100 mil participantes e mais de 200 grupos locais pelo mundo todo. Nós somos o grupo local de Goiânia, muito prazer :)
Nome: Érico Andrada
Profissão: Product designer e Local leader no IxDA Goiânia
Bio: Desde 2014 se dedica a facilitar a relação das pessoas com a tecnologia através do design. Atualmente, é Product Designer na Involves e local leader do IxDA Goiânia, capítulo da Associação Internacional de Design de Interação. Além disso, vem participando da comunidade de startups, dando mentorias em hackathons de variadas áreas.
Nome: Alfredo Viana
Profissão: Product Designer
Bio: Product Designer na Ambev Tech. Mais de 15 anos de experiência atuando em diversas áreas na construção de produtos digitais. Líder local do IxDA Goiânia, apaixonado por aprender e as vezes ensinar
Nome: Ana Parente
Profissão: UX Designer e Gerente de Produto
Bio: UX Designer e Gerente de Projetos no Estúdio Gomo, ex- inintegrante e co-fundadora da Querida Ansiedade e uma das Local Leaders do IXDA Goiânia. Também é Trabalhadora da luz, estudiosa de tudo o que envolva emoções, alquimia e tecnologias com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas.
Nome: Fernanda Santana
Profissão: Product Designer
Bio: Local Leader do IXDA Goiânia, Product Designer e atua no mercado de tecnologia e startups há mais de 7 anos. Acredita que é necessário evoluir as relações humanas para potencializar a construção de tecnologias mais simples, eficazes e humanizadas para todos(as). Atuou em projetos de empresas como Mercado Livre, TikTok, Forbes, PagSeguro, Eletromídia, Kingspan e Tilix e é Head de produto no Estúdio Gomo.
Um profissional sênior não é só aquele que tem um amplo conhecimento técnico. Aprender a aprender é importante, mas além disso… quais skills (hard e soft) são vitais na construção desse profissional? Nessa talk vamos discutir ferramentas (backend e mobile) e técnicas/padrões que são trazidos pela vivência, bem como padronização de commits no git, comunicação entre a equipe e networking. Clean code, clean architecture, habilidades de apresentação e mais!
Nome: Alliston Carlos
Profissão: Developer Senior
Bio: Alliston Carlos atua com desenvolvimento há 14 anos, tendo chegado ao nível sênior em duas tecnologias, .Net e iOS. Atualmente foca em iOS nativo com Swift, onde busca aprender e repassar esse conhecimento adquirido!
Debate acerca das informações verdadeira, manipuladas e falsas em redes sociais e os mecanismos para verificação de autenticidade. Desconstrução da desinformação.
Nome: Renatha Cruz
Profissão: Doutora em Geografia
Bio: Graduada, mestra e doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Educação Inclusiva, graduanda em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Direito. Coordenadora do Programa de Extensão Meninas Cientistas e suas ações: Empodera, CAOS: Observatório da Sociedade, Tecnologia e Desinformação e Laboratório IFMaker Uruaçu.
A palestra busca presentar a Comunidade MulheresGo, sua história e desafios até onde estamos. A ideia é explorar um pouco sobre esse universo, falar sobre propósitos e pessoas, caso de uso da comunidade MulheresGo. Vamos nessa? Investir na diversidade é o caminho mais rápido para o sucesso.
Nome: Jaqueline Ribeiro
Profissão: Pesquisadora e docente no IF Goiano Campus Ceres
Bio: Professora e pesquisadora no IF Goiano Campus Ceres. Se dedica na pesquisa, ensino e extensão com temas relacionados a Internet das Coisas (IOT), Inovação e Tecnologia assistiva. Entusiasta nas áreas de tecnologia e inovação.
Nome: Gisely Oliveira
Profissão: Jornalista e empreendedora
Bio: Sou jornalista por formação, mais hoje trabalho com diversos segmentos.Empreendedora raiz, tendo passado por diversos segmentos.Graduada em jornalismo e Mba em Gestão comercial e inteligência de mercado.Diversas formações complementares em startups, empreendedorismo e ações sociais.Faço parte da organização do Fórum internacional do Futuro do Instituto Campus Party
Daremos as boas vindas, falando sobre o instituto e benefícios. E além disso a programação da nossa bancada e promoções exclusivas na Campus Party Goiás.
Nome: Welma Alves
Profissão: Presidente PMI Goiás
Bio: Atualmente é Líder de PMO na empresa ZG Soluções e Presidente no PMI-GO. Atuando também como consultora, professora, palestrante, instrutora e coach. Graduada em Gestão em Sistemas de Informação, pós graduada com MBA em Gestão de Projetos e especialização em Professional & Self Coach. Ao longo de sua carreira segue desenvolvendo suas habilidades e experiências em diversos temas. Faz parte das comunidades StartupGO, MulheresGO e Elas Projetam.
Como você pode utilizar as ferramentas do Google para o crescimento da sua empresa.
Nome: Kassio Braga
Profissão: SEO Expert
Bio: Sócio e fundador da AllQ Agência de Marketing, agencia Google Partner e Parceiro E-goi no Brasil, Consultor de Automação e Inbound Marketing pela E-goi de Portugal, Sou Designer e Expert em SEO com diversos cases de sucesso com fluxo e tráfego orgânico, mentor pela Brasil Startups ja ministrou mentoria e workshop em Brasília no evento Brasilia Inovation Week
Se você deseja que o seu público-alvo compre de você, é preciso compreender a sua jornada e como conduzi-lo até o momento da venda. Para isso, existem 04 etapas dentro deste fluxo: 1. INCONSCIENTE PARA CONSCIENTE: o consumidor não sabe nada sobre o seu produto. Se o seu negócio é uma academia, este é aquele momento em que a pessoa descobre que precisa se exercitar mais, porém nunca entrou em uma academia nem sabe como fazer para começar esse novo estilo de vida. Mas sabe que não se exercitar é um problema para a sua saúde. 2. PROBLEMA PARA SOLUÇÃO: o consumidor começa a procurar por uma solução. Então a pessoa que descobriu que precisa se exercitar, começa a pesquisar o que precisa fazer para resolver o problema. 3. SOLUÇÃO PARA PRODUTO: o consumidor encontra a solução e o produto. A pessoa que quer começar a se exercitar descobre que se entrar em uma academia, alcançará o seu objetivo, que é melhorar a saúde. 4. PRODUTO PARA VENDEDOR: é quando o consumidor escolhe a empresa para solucionar o seu problema. No caso da academia, a pessoa elege a academia que vai ajudá-la a adotar um novo estilo de vida. Geralmente, as pessoas que estão no fundo deste fluxo têm consciência do problema, portanto, seus conteúdos devem partir deste nível de consciência em diante. Aqui, o ponto principal aqui é conhecer o seu target para que você entenda as suas necessidades e crie as estratégias certas que o levarão até a solução que você oferece.
Nome: Jefferson Arantes
Profissão: Consultor de Marketing
Bio: Estou na área comercial desde 2009 e trabalho com marketing, e-commerce, marketplace, fecebook ads e google ads desde 2017. Sou formado em administração e tenho uma pós em análise de marketing digital e finalizei um MBA em gestão de mídia digitais, BI e inteligência artificial. Atualmente presto consultoria para 7 empresas e faço a gestão de R$ 100.000,00 mensais em tráfego pago.
Vamos apresentar o projeto que ficou em segundo lugar na etapa nacional do Prêmio Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae que aproxima a engenharia das crianças matriculadas nos anos iniciais.
O objetivo central dessa palestra e compartilhar informações e técnicas para facilitar o desenvolvimento de cenários e histórias para jogos, quadrinhos ou escritos/roteiros literários. Abordaremos questões de concisão e coerência narrativa, assim como planejamento de enredo e construção do corpo narrativo. Temas que serão abordados: 1. Macro – Cenário global a. História geral ou escopo total da obra b. Leis e regras c. Geopolítica e política de interesses 2. Micro – Detalhamento e imediatismo a. Protagonismo e antagonismo b. Divisão de cena c. Motivações e objetivos 3. Ato narrativo a. Como gerenciar NPCs b. Coesão e Coerência c. Liberdade de interpretação d. Como não quebrar o fluxo narrativo e. Como desenvolver múltiplas narrativas continuas
Nome: Wolney Borges
Profissão: Escritor, Estudante e Desenvolvedor
Bio: Escritor de ficção e fantasia, trabalha com Jogos interativos, com foco em RPG de mesa. É estudante de Direção de Arte na UFG. Usa o RPG como ferramenta de aperfeiçoamento de escrita e construção de narrativas. Fez curso de escrita criativa com o escritor português Luís Carmelo e desenvolve trabalhos interativos com público em eventos, com palestras diversas. É criador e desenvolvedor da InvictusRPG que usa para promover seus trabalhos literários e projetos.
Como manter e melhor a saúde mental em tempos de atuais de pós pandemia, técnicas e exercícios de reprogramação mental, utilizando Programação Neurolinguística e Hipnose.
Nome: Jovino Oliveira
Profissão: Psicanalista
Bio: Psicanalista, Certificado pela Fiocruz em Atualização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19 e pelo Ministério da Saúde em TELEPSI para Atendimento de profissionais da Saúde, Master em Hipnose Clínica, Master em Programação Neuro Linguística, graduando em Psicopedagogia, palestrante, responsável por formações em hipnose clínica e programação neurolinguística na Universidade Federal de Goiás - UFG. Atua em clínica lidando diretamente com situações que necessitam de apoio a saúde mental.
Saiba como as escolas podem trabalhar as competências socioemocionais com professores e estudantes do ensino fundamental, por meio do Emocionário, uma coletânea de vídeos que aborda 05 eixos e 23 sobre as competências socioemocionais, visando atender as necessidades da nova BNCC – Base Nacional Comum Curricular, uma parceria SEBRAE Goiás – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e SEDUC Goiás – Secretaria de Estado da Educação de Goiás.
Nome: Rita de Cássia Martins
Profissão: Psicóloga; Diretora proprietária da Talento Consultoria
Bio: Psicóloga; Diretora proprietária da Talento Consultoria; Especialista em Gestão de Pessoas; Formada em Jogos de Empresa (MRG); Consultora e instrutora do Sebrae; Trabalhou como Professora e orientadora de Estágio do curso de Administração de Empresas da UEG; Trabalhou como Professora da PUC do Curso de Psicologia; Trabalhou como Professora da Academia de Policia Militar do Estado de Goiás; Trabalhou como Professora e Psicóloga avaliadora da AHV (Escola de Aviação Civil) para os cursos de Piloto de Aviação e Comissário de Bordo; Experiência de 25 anos em Gestão de Pessoas.
Nome: Giselle Pereira Campos Faria
Profissão: Superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEDUC Goiás
Bio: Educadora e Superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEDUC Goiás – Secretaria de Estado de Educação de Goiás.
O que é a inteligencia artificial impactos causados nos sistemas educacionais? Quais as contribuições da ia nos processos de ensino aprendizagem perspectivas?
Nome: Alcione Martins
Profissão: Pedagoga, Mestre em ciências florestais.
Bio: Pedagoga, especialista em educação infantil, gestão de pessoas, mestre em ciências florestais, estudante do curso de ciências biologicas e do curso de especialização em A psicopedagogia e a gestão escolar
Nome: Gabriel Chamie
Profissão: Solution Manager
Bio: Desde de 2013 atuando na descoberta de novas tecnologias para integrar inovação, empreendedorismo e negócios. Foco em entender processos diferenciados entre pessoas, projetos e negócios. Incentivo a utilização de inovação aberta como oxigenador da transformação digital.
Como conexões geram negócios inovadores
Nome: Arthur Barros
Profissão: Programador e empreendedor
Bio: aos 17 anos nos Estados Unidos começou sua jornada empreendedora na área de tecnologia desenvolvendo sites e apps para pequenos empresários de uma igreja onde era voluntário. Ao voltar para o Brasil, iniciou Ciências da Computação e logo conseguiu um estágio na TOTVS, e um novo mundo de conexões e aprendizado se abriu. Aos 19, iniciou sua primeira startup para melhoria de performance de farmácias em parceria com a IVEN. Aos 21, por meio de novas conexões ingressou no mudo do agronegócio com um projeto de digitalização na comercialização de grãos, a Fox Grãos.
Em um mercado que parece nos exigir cada vez mais a sermos especialistas, aqui iremos questionar o Design como uma ferramenta multidisciplinar importante para se criar em qualquer meio.
Nome: Eduardo França
Profissão: Deisgner
Bio: Goiano do pé rachado e que fala puxando o “R”, UAI! Formado em Design Gráfico. Influenciado por uma família criativa rodeada de música e arte. Atualmente na Tátil Design, passou por estúdios como Colletivo Design e BR/BAUEN.
Nesta palestra iremos expor os conceitos da observabilidade e descrevemos como o monitoramento dos processos de uma aplicação pode auxiliar na tomada de decisão, minimizando danos e até mesmo prevendo possíveis problemas.
Nome: Gabriel Eduardo
Profissão: Support Analyst - DevOps
Bio: Intusiasta da cultura DevOps, bacharelando no curso de Sistemas de Informação, IFG - Campus Inhumas. Integrante do núcleo de pesquisa NumbERS e Analista de Suporte no CPqD. Atuando em projetos de IA, IoT, Cloud, Microservices, DevOps e outros."
Orientação sobre ideação de novos produtos e serviços, maratonas de código e experiências para portfólio de pessoas desenvolvedoras.
Nome: Isabella Castro
Profissão: Desenvolvedora e professora
Bio: Sou a Isabella, tenho 24 anos e sou desenvolvedora a quase 1 mês em uma software house. Sou professora voluntária na Universidade do município de Rio Verde, no curso de engenharia de Software. Cursei a pós de gestão de projetos, e nas horas vagas participo de maratonas de código.
Como ter uma visão empreendedora, olhando sempre os dois lados da moeda: Conforto e confronto
Nome: Messias Reis
Profissão: Empreendedor, apaixonado por agilidade inovação.
Bio: Sócio fundador da Mundo de Projetos, Advisor e cofundador da startup Meliva. Empreendedor, apaixonado por agilidade inovação.
A aproximação entre as organizações e as universidades sempre foi primordial para construir as startups nos Estados Unidos e nos demais países desenvolvidos. Venha entender como a educação empreendedora pode ajuda a te colocar no mercado de trabalho já nos primeiros anos do Ensino Superior.
Nome: Anderson Soares
Profissão: Professor do Instituto de Informática da UFG
Bio: Membro permanente dos programas de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação. Coordenador do curso de Bacharelado em Inteligência Artificial, foi vice coordenador do programa de doutorado entre 2015/2016. Atuou como editor associado do Journal of Computer Science entre 2015 e 2018. No campo de pesquisa e inovação atua nas áreas de aprendizado de máquina, deep learning e otimização com heurísticas. Fundador do laboratório Deep Learning Brasil, presidente da comissão de criação e atual coordenador do Bacharelado em Inteligência Artificial da UFG.
Apresentação da revolução que a nova era de Drones FPV está impactando o mercado audiovisual, Drones FPV para cenas em planos contínuos, perspectivas cinemáticas, mercado potencial, engajamento e repercussão. Diferença de modelos, imagens e qualidade entregue em menos de 250g, como começar a se aventurar nessa área.
Nome: Rafael Ferreira
Profissão: Especialista em Imagens com Drones
Bio: Profissional especialista em imagens com drones, experiencia em voos com aeronaves remotamente pilotada desde 2014, atua no mercado audiovisual com imagens cinemáticas com drones convencionais, revolucionando o mercado com drones FPV, e participa de sociedade na Avant Agro como responsável pelo levantamento de dados com Drones para sensoriamento remoto no campo agrícola.
Nome: Antônio Cruvinel
Profissão: Reitor Universidade Estadual de Goiás
Bio: É graduado em Telecomunicações com habilitação em Redes de Computadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Além disso, é Especialista em Gestão de TI pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; e mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Goiás, com ênfase em desenvolvimento de sistemas agroindustriais.
Nome: Virmondes Cruvinel
Profissão: Professor Universitário
Bio: Procurador do Estado licenciado e professor universitário. Vereador mais votado de Goiânia em 2012 e deputado estadual desde 2015.
Nome: Claudio Martins Garcia
Profissão: Professor Universitário
Bio: Mestre em ciencia da computação/Unicamp, graduação em ciência da computação/UFG. Professor da PucGoias na área de sistemas de computação, desde 1995. Professor na área de Computação da UEG desde 2015. Atua na área de sistema de computação, bem como ensino não-presencial e tecnologias associadas.
Nome: Clodoaldo Valverde
Profissão: Professor Universitário
Bio: Pesquisador do CNPq nível 2, atualmente é professor e orientador no Mestrado de Ensino de Ciências da UEG, no qual atua na área de Educação Especial com seu principal eixo temático envolvendo o desenvolvimento de metodologias que contemplam estudantes surdos da Educação Básica usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), alunos com Síndrome de Down e Autistas. Graduado em Direito, Engenharia Mecânica, Física Licenciatura, Física Bacharelado e Pedagogia, possui Mestrado e Doutorado pela UFG. Na graduação atua como professor dos cursos de Direito e Engenharia Civil da UEG.
Avelino compartilhará como faz para guiar sua carreira profissional contribuindo com projetos Open Source - já contribuiu com o core da linguagem Go, MongoDB, Riak, Django, ReactiveX e muitos outros projetos.A quem acredite que viver financeiramente de Open Source não é possível, pois bem ele vem provar que é possível.
Nome: Thiago Avelino
Profissão: CTO da buser
Bio: Tech Manager na buser e Matemático pelo IME-USP. Envolvido com alguns projetos Open Source, meu foco de estudo é psicologia e open source (e seu ecossistema). Meu dia a dia de trabalho é auxiliar pessoas desenvolvedoras evoluir profissionalmente e chegar onde ela planejou chegar entregando muito resultado para a empresa, estimulando elas alcançarem sua melhor performance profissional.
Esta atividade tem a finalidade de demonstrar ao público as técnicas aplicadas numa escola de artes e como a inserção de tecnologias e habilidades socioemocionais conseguem atingir o objetivo de profissionalização e inserção dos alunos ao mercado de trabalho. Atualmente, com o desemprego em torno de 12% da população economicamente ativa, a utilização de novas técnicas em salas de aulas, propõe o desenvolvimento de pessoas mais criativas e inseridas em novos conhecimentos tecnológicos das artes.
Nome: Juliano de Castro Silvestre
Profissão: Professor, Consultor e Palestrante
Bio: Graduado em Administração de Empresas pela PUC-GO (2000). Especialista em Marketing pela UFRJ (2002), Docência do Ensino Superior pelo SENAC-SP (2018) e em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo IFES (2021). Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela PUC-GO (2019) na linha de pesquisa economia regional. Exerce o cargo de vice-diretor da Escola do Futuro do Estado de Goiás em Artes Basileu França, dentro do eixo tecnológico Produção Cultural e Design. Coordenou o curso superior em Produção Cênica do ITEGO, em Artes Basileu França (2016-2021).
Nome: Lóide Magalhães
Profissão: Professora, Palestrante e Diretora da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França
Bio: Possui graduação em Educação Artística Habilitação Música e Mestrado em Música pela UF Goiás. É Diretora da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, professora no curso de pós Graduação Evolução pela escola de Música Holanda. Atuou como Coordenadora dos cursos de Formação Inicial e Continuada e dos cursos de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Instrumento musical, Regência e Canto. Atuou como Coordenadora do Núcleo de Percussão e Flauta Doce da Escola do Futuro do Estado de Goiás em Artes Basileu França.
Avanços da tecnologia nos deram acesso a diversas formas para coletar, analisar e visualizar dados. Mas enquanto as ferramentas evoluíram, as técnicas para apresentar estes mesmos dados foram colocadas em segundo plano. Aprenda a ciência por trás de como os nossos olhos e cérebros processam informação, princípios de design, metodologias e práticas para expor dados de forma eficiente, efetiva e acurada.
Nome: Pedro Venturini
Profissão: Head de Cultura no Instituto Cappra
Bio: Pedro Venturini trabalha conectando dados, pessoas e negócios. Atualmente é Head de Cultura no Instituto Cappra, responsável pelas iniciativas de experiência, design, comunicação e cultura. Atua ajudando organizações a traduzirem seus problemas de negócio em soluções e estratégias baseadas em dados, assim acelerando o processo de transformação analítica. Pedro já ajudou organizações como Gol Linhas Aéreas, Embaixada Americana, Centauro, Unilever Brasil e Espanha.
A experiência real do mercado do Graffiti como proposta de painéis comerciais e sua influencia no desenvolvimento de layouts e campanhas de publicidade.
Nome: Xavier
Profissão: Designer Gráfico há 6 anos e grafiteiro há 12 anos.
Bio: Designer Gráfico há 6 anos e grafiteiro há 12 anos. Trabalhei em diversas agências no cargo de direção de arte e gestão de contas, e atualmente faço MBA em Branding e Design Thinking.
A produção de microserviços com qualidade requer o uso de testes automatizados. Estes testes necessitam de rodar em um ambiente similiar ao de produção. Um desenvolvedor tem o papel de montar todo esta infra localmente, configurando manualmente todas ferramentas e com versões similares a de produção. Além disso, o teste entre sistemas com base de dados em STG cria um problema de dependências entre eles. Uma solução para estes problemas é o uso de bibliotecas como TestContainers e Wiremock. A primeira biblioteca possibilita provisionar um ambiente de infra estrutura de forma rápida e automatizada. A segunda, remove a dependência entre sistemas nos testes de integração. A atividade a ser desempenhada será a exposição das funcionalidades de ambas bibliotecas, demonstrando como utilizar e resolver cenários de testes cotidianos. Além disso, iremos demonstrar de forma prática como manter a qualidade do sistema um sistema Java Web com banco de dados, kafka e azureBlob utilizando TestContainers e Wiremock.
Nome: Alex Ferreira
Profissão: Developer Senior
Bio: Goiano formado em Sistemas de Informação e mestre em Ciências da computação. É um usuário ativo na comunidade GOJAVA (comunidade Java de Goiás), lecionou aulas na área de TI, adora um evento de TI, tem uma coleção de camisetas dos eventos e nas horas vagas, já divertiu com projetos desde android até web com React JS.
O Polo de Inovação EMBRAPII IFG, através do fomento em pesquisa e inovação, trás novas oportunidades para desenvolvimento de pesquisa aplicada
Nome: Deangelis Damasceno
Profissão: Deangelis Damasceno
Bio: Possui graduação em Ciência - Habilitação em Química pela Universidade Estadual de Goiás (2006), mestrado em Química pela Universidade Federal de Goiás (2009) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é docente - Química Geral e coordenador de projetos do Polo de Inovação EMBRAPII do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, Quimiometria e Estatística Multivariada.
Uma palestra para país sobre o uso consciente de telas!
Nome: Ana Flávia
Profissão: Psicóloga Clínica
Bio: Psicóloga Clínica graduada pela Faculdade Anhanguera -Go, Especialista em Neuropsicologia pelo Instituto Neurológico de São Paulo, Especialista em Reabilitação Neuropsicológica, pela Faculdade de Medicina da USP, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto de Terapia Cognitivo Comportamental. Atuo em consultório particular com Avaliação Neuropsicológica, Reabilitação Neuropsicológica e Psicoterapia de crianças, adolescentes, adulto e idosos.
Nome: Eanes Moreira
Profissão: Psicóloga
Bio: Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC – GO, Pós-graduada em Saúde da Família pela Universidade Federal de Goiás – UFG, Especialista em Terapia de Casais e Família pelo IEP/PUC-GO e em Dinâmica de Grupo e Coordenação de Equipe. Minha atuação como profissional se dá em consultório particular com Psicoterapia Infantil, Casais, Família e Grupo Avaliação Psicológica, Orientação Vocacional.
Aprenda como se planejar estrategicamente de uma maneira simples e orientada a resultados
Nome: Marcus Tabosa
Profissão: Referencia em gestão ágil
Bio: Marcus Tabosa referencia em gestão ágil, governança e gerenciamento de produtos e projetos, pós graduado em gestão de projetos e certificado internacionalmente em gestão ágil com Scrum pela Scrum.org. Com 26 projetos de sucesso e mais de 62 projetos gerenciados utilizando metodologia ágil, o Marcus une a metodologia ágil ao planejamento estratégico das empresas.
Abordaremos os tipos societários mais comuns para formatação de uma Startup e sua relação com investidores. Traremos, também, conteúdo acerca do Acordo de Sócios e sua utilidade na mitigação de conflitos entre founders.
Nome: Luciano Ramos
Profissão: LLM em Direito dos Negócios e Mestrando em Direito Empresarial
Bio: Bacharel em Direito pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. LLM em Direito dos Negócios e Governança Corporativa pelo IDP-Brasília. Mestrando em Direito pela Universidade de Brasília. Advogado. Professor no curso de MBA do IDP-Online.
Uma conversa provocada por uma consultora de estilo e uma figurinista, ambas professoras e pesquisadoras, sobre a formação em Moda e possibilidades de qualificação acadêmica. Vamos refletir de que maneira o desenvolvimento de pesquisas na área impactam nossos trabalhos e viabilizam projetos mais críticos, criativos e especializados.
Nome: Kárita Garcia
Profissão: Designer de Moda
Bio: Docente, pesquisadora e profissional na área de figurino nas Artes da Cena. Professora do curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França. Bacharel em Design de Moda, Mestra e Doutora em Arte e Cultura Visual pela UFG
Nome: Bárbara Lyra
Profissão: Designer de Moda, Especialista em Arte Contemporânea
Bio: Consultora de estilo, docente e pesquisadora. Professora do curso de Design de Moda da Universidade Estadual de Goiás. Bacharel em Design de Moda, Especialista em Arte Contemporânea e Mestra e Doutora em Arte e Cultura Visual pela UFG.
Nome: Bruno Silvestre
Profissão: Designer e Antropólogo
Bio: Pisciano, Designer e Mestre em Antropologia e Pesquisa pela UFG. Gosta de animais, plantas, sorrisos e de Gerenciar Projetos.
Palestra sobre como o mundo acadêmico [mestrado] e as habilidades que adquiri na pesquisa acadêmica me ajudaram a migrar de carreira e me ajudam continuamente no meu dia a dia de trabalho [ux research]. Focado em ajudar quem está na academia a vislumbrar novos horizontes e de mostrar para profissionais da área como pode ser interessante ter essa formação.
Nome: Isabela Lefol
Profissão: UX Research
Bio: Mais conhecida como Lefol, apaixonada por pesquisa. Graduada e mestranda em Comunicação na UFG, UX Research na Trinus. Descobriu o mundo da pesquisa quando ainda estava no marketing, passando pelo mundo acadêmico até entrar de vez na tecnologia. Amante de café, doguinhos e Britney Spears. Desde 2018 tem a Odisseia com a @komorek.
Conheça um pouco mais sobre duas startups goianas que estão mandando bem: a Industrycare e a Corejurídico.
Nome: Bruno Ferreira
Profissão: CEO Industrycare
Bio:
Nome: Athos Ribeiro
Profissão: Gerente de Soluções do Sebrae/GO
Bio:
Nome: Saulo Cardoso
Profissão: CEO da COREJURÍDICO
Bio: Graduado em Ciência da Computação 2008. Pós graduado em Gestão de processo de negócio 2022. Experiência na área de Tecnologia da informação, focada em escritórios jurídicos. Compartilhamento vivências e resolvendo problemas complexos através de automação processos, documentos, RPA e I.A.
Apresentação das linhas para inovação da goiás fomento e do caso de sucesso
Nome: Joel Sant'Anna
Profissão: Empresário, Professor e Gestor Público
Bio:
Nome: Presidente Eurípedes
Profissão: Presidente da Agência de Fomento de Goiás
Bio: É advogado desde 1992, devidamente inscrito na OAB-GO, formado em Ciências Contábeis, agropecuarista e empresário do ramo de mineração. Bancário por 28 anos, aposentou-se como superintendente do Bic Banco, e foi prefeito de Bela Vista de Goiás no período de 2009 a 2016. Ocupou a presidência da Agência Goiana de Habitação – AGEHAB e, atualmente, é Presidente da Agência de Fomento de Goiás S/A – GoiásFomento e Vice-Presidente de seu Conselho de Administração.
Nome: Celso Faria
Profissão: Engenheiro Mecânico-Aeronáutico
Bio: Celso é Engenheiro Mecânico-Aeronáutico pelo ITA. Perito Criminal do Estado de Goiás lotado na Seção de Engenharia Forense. Sempre atuou no desenvolvimento de projetos aeronáuticos, com foco em aeronaves leves de até quatro lugares. No ano de 2016 foi responsável pelo projeto de uma aeronave remotamente pilotada de grande porte para pulverização agrícola. Já realizou projetos para a modificação de aeronaves de grande porte, tendo esta atuação sido focada para atender as aeronaves executivas do estado de Goiás.
Nome: Ronaldo Tavares
Profissão: Gerente de Atendimento
Bio: Gerente de Atendimento da GoiásFomento
Por mais de cinco décadas o ser humano tem explorado o espaço e agora, mais do que nunca, o mundo se prepara para uma das corridas espaciais mais competitivas jamais vista. Desde agências governamentais a empresas privadas, todos os países almejam uma porção do espaço para exploração de recursos minerais e energéticos, rompendo as fronteiras do inesperado a fim de estabelecer definitivamente a permanência do ser humano como uma possível espécie interplanetária.
Nome: Daniel Vinhal
Profissão: CEO da AeroSpaceGyn
Bio: CEO da AeroSpaceGyn, Vice Presidente da Sociedade Goiana de Divulgação Científica e membro da Sociedade Brasileira de Astrobiologia.
Do GitHub Education, que conta com uma série de iniciativas para apoiar estudantes e instituições de ensino em suas missões ao GitHub Pages, uma ferramenta que te permite colocar sites estáticos no ar gratuitamente, nesta palestra vamos conversar sobre algumas das coisas mais legais que o GitHub te oferece, e tudo de graça.
Nome: Pachi Codes
Profissão: Co-Fundadora da Feministech, Developer Advocate no Github
Bio: Patricia, ou Pachi Codes como é conhecida pela comunidade, é Co-Fundadora da Feministech, uma comunidade online de pessoas que se identificam no feminino ou não binárias, e criam conteúdo sobre tech. Atualmente trabalha como Developer Advocate no Github, com foco na comunidade brasileira. Suas paixões incluem comunidades, tecnologia, empoderar mulheres, e seus gatos Diana, Nica e Shion.
Nome: Lara Susan
Profissão: Coordenadora de Projetos do GitHub Education
Bio: Lara Susan (ou Lara Croft, como preferir) é Coordenadora de Projetos do GitHub Education, onde faz de tudo um pouco. Seus anos de experiência e qualificações em diversas áreas faz com que ela seja uma ótima resolvedora de problemas. Atualmente estuda Marketing e Traduções, mas na verdade Lara é uma bióloga de formação e apesar de não atuar mais nessa área, nas horas vagas estuda fósseis, viaja e curte a natureza!
Atualmente, muitas empresas estão atentas às mudanças do mercado, a partir das inovações das tecnologias para agregar valor no processo produtivo, o qual entende que há necessidade de acompanhar e adotar para competir no mercado. Diante disso, podemos destacar a importância da Indústria 5.0 que é uma revolução industrial que promete colocar o mundo ao nosso favor e reposicionar as tecnologias que criamos em nosso próprio benefício. Nesta perspectiva, serão também apresentados resultados de trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Administração e Gestão Comercial do Centro Universitário Araguaia, que utilizaram a tecnologia a favor do crescimento organizacional sob um olhar sustentável.
Nome: Prof. Mestra Luana Santos
Profissão: Sem informações
Bio: Mestra em Engenharia de Produção e Sistemas, MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em consultoria; Especialista em Metodologias Ativas e Tendencias Educacionais, Graduada em Administração. Ganhadora no 1º Lugar no Desafio da Indústria em Goiânia em 2018, 2º Lugar no Hackathon Agro Startup em 2019. Professora universitária na UniAraguaia e no Claretiano. Coordenadora de pós graduação MBA em Gestão Comercial na UniAraguaia.
Esta atividade contém instruções passo a passo sobre como começar a usar o Docker. Nesta atividade, você aprenderá como: - Criar e executar uma imagem como um contêiner - Compartilhar imagens usando o Docker Hub - Implantar aplicativos Docker usando vários contêineres com um banco de dados - Executar aplicativos usando o Docker Compose Além disso, você também aprenderá sobre as práticas recomendadas para criar imagens, incluindo instruções sobre como verificar vulnerabilidades de segurança em suas imagens. Mas o que é um contêiner? Simplificando, um contêiner é um processo em área restrita em sua máquina que é isolado de todos os outros processos na máquina servidora. Esse isolamento aproveita namespaces e cgroups do kernel, recursos que estão no Linux há muito tempo. O Docker trabalhou para tornar esses recursos acessíveis e fáceis de usar. Para resumir, um contêiner: - É uma instância executável de uma imagem. Você pode criar, iniciar, parar, mover ou excluir um contêiner usando o DockerAPI ou CLI. - Pode ser executado em máquinas locais, máquinas virtuais ou implantado na nuvem. - É portátil (pode ser executado em qualquer sistema operacional) - Os contêineres são isolados uns dos outros e executam seus próprios softwares, binários e configurações. Ao executar um contêiner, ele usa um sistema de arquivos isolado. Esse sistema de arquivos personalizado é fornecido por uma imagem de contêiner. Como a imagem contém o sistema de arquivos do contêiner, ela deve conter tudo o que é necessário para executar um aplicativo - todas as dependências, configurações, scripts, binários, etc. A imagem também contém outras configurações para o contêiner, como variáveis de ambiente, um comando padrão a ser executado, e outros metadados.
Nome: Matheus Morais
Profissão: Desenvolvedor e empreendedor
Bio: Meu começo na área de tecnologia foi a cerca de 10 anos, onde me apaixonei pelo desenvolvimento web e empreendedorismos rapidamente. Na área de tecnologia sou técnico em informática para internet pelo IFG - Anápolis e atualmente curso bacharelado em ciência da computação também pelo IFG - Anápolis. Atualmente desenvolvo extensões para frameworks em PHP como por exemplo o Yii PHP framework e atuo em uma startup também no desenvolvimento web utilizando o mesmo framework e tecnologias que envolvem o DevOps (docker, kubernetes, GitLab CI). No empreendedorismo participei de alguns eventos com destaque (Primeiro lugar - Células Empreendedoras IFG, Segundo lugar - Células Empreendedoras IF, Segundo lugar - 1º Hackathon - Inovações para Saúde Pública, Terceiro lugar - 1º Desafio Jovem Inovador de Anápolis) e sempre antenado e participando de startups que envolva tecnologia.
Um profissional bem posicionado é aquele que se torna indispensável e até estratégico para as organizações pela relevância do seu capital social. Nesta oficina, falaremos de estratégias, técnicas e boas práticas de relacionamento e apresentação de resultados para a consolidação do seu valor como profissional no novo contexto global das organizações.
Oficina sobre automatização residencial, partindo da planta baixa, a construção física 3D de uma maquete, e implementação de robótica, chegando a Casa inteligente.
Nome: Casemonstro
Profissão: Embaixador Campus Party
Bio: Campuseiro desde 2008, trabalha com metodologias educacionais inovadores desde 93. Criador da Casemonstro Robotica Educacional, Embaixador da Campus Party Brasil, já realizou entre palestras e oficinas de robotica, para mais de 20 mil pessoas em 2 paises.
Nome: Alessandro Macedo
Profissão: Estudante em ciências da computação
Bio: Facilitador do Include by Campus Party, estudante em ciências da computação na Universidade de Brasília, empreendedor, autodidata, criador de projetos makers com base em reutilização e sustentabilidade.
Nome: Alexandra Cemin
Profissão: Licenciada em Matemática e Física
Bio: Especialista em psicopedagogia e gestão organizacional, mestre em educação e possui doutorado pela Universidade de Caxias do Sul, em Ciências e Engenharia de Materiais. Atualmente é Diretora do Colégio PolyUni em Caxias do Sul, fundadora e CEO da CONNEPT, coordenadora do curso de graduação em licenciatura em matemática e assessora pedagógica na UNIFTEC, também coordena os Projetos Sociais da Universidade. Faz parte do Projeto Include, onde coordena os laboratórios no Rio Grande do Sul e ministra treinamento para facilitadores e monitores, no Programa de Formação Continuada do Instituto Campus Party.
Para entender o que as organizações estão buscando nos profissionais analíticos, realizamos uma pesquisa das principais vagas de empregos em carreiras na área de dados. Ao observarmos os resultados, encontramos um padrão onde o peso das hard skills é muito maior do que as soft skills. Este direcionamento equivocado que as vagas de emprego assumem ao procurar em apenas uma pessoa todas as skills ou as mesmas skills em todas as pessoas, não contribui para o desenvolvimento analítico e compromete o nível de maturidade analítica da companhia. Esta fotografia do mercado de trabalho na área de dados nos ajuda a enxergar o gap entre o que se exige de um profissional e a realidade da operação nas equipes analíticas.
Nome: Bianca Bittelbrunn
Profissão: Integrante do time de consultoria do Cappra
Bio: Bianca Bitttelbrunn faz parte do time de consultoria do Cappra, atua em projetos de implementação de cultura analítica em diferentes empresas e organizações.Com mais de 10 anos de experiência em planejamento e marketing digital, já atendeu clientes como WEG, Malwee, Grupo AMC Têxtil, Futura Tintas, Resmed Brasil e Diário do Chá.
Nome: Iara Passos
Profissão: Pesquisadora no Instituto Cappra
Bio: Iara Passos é pesquisadora no Instituto Cappra. Tem formação nas áreas de Dados e Sociologia, tendo trabalhado principalmente na intersecção das duas. Atualmente é uma das lideranças do time de pesquisa da Cappra, auxiliando na tradução de pesquisas acadêmicas para o público de negócio e dados, tendo também atuado na área de consultoria auxiliando empresas a introduzirem a cultura analítica em seus times.
Apresentar a importância do desenvolvimento do pensamento computacional para formação dos profissionais do século XXI e discutir ações, como o projeto TopCode da Universidade Estadual de Goiás para popularização da computação nas escolas por meio do ensino de programação. Serão apresentadas as etapas desenvolvidas no projeto, as experiências já realizadas e a nova formatação desenvolvida para 2022 em que o projeto será desenvolvido de forma colaborativa em três cidades de Goiás que oferecem o curso de Sistemas de Informação (Anápolis, Santa Helena de Goiás e Itaberaí).
Nome: Noeli Pimentel
Profissão: Programador
Bio: Docente da Universidade Estadual de Goiás, atua na gestão de cursos de TI, no ensino de programação e em projetos voltados para a popularização da computação. Possui experiência em EAD e Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Onde tem texto, tem redação. A história de uma redatora publicitária encontrando seu lugar no mundo de UX e da tech.
Nome: Nathália Carneiro
Profissão: Publicitária, Redatora e Pesquisadora de Tendências
Bio: Formada em Publicidade e pós-graduanda em Marketing Estratégico pela UFG, sou redatora há 14 anos. Nesse caminho, atuei como produtora de conteúdo, planner e pesquisadora de tendências. Hoje, sou diretora de criação em agência de publicidade, anfitriã do projeto Ladies, Wine & Design em Goiânia e estudo UX Writing.
Conceitos e Principios da Arquitetura Limpa
Nome: Caio Sousa
Profissão: Engenheiro de Software Senior
Bio: Mestre em Ciência da Computação, atua na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
O objetivo da palestra é apresentar uma visão geral das redes móveis 5G e 6G, contextualizando suas contribuições para a realização de aplicações de borda sensíveis a latência, com suporte a milhões de usuários e alta largura de banda.
Nome: Leandro Alexandre
Profissão: Pós-doutor em Fatiamento e Orquestração de Recursos em Nuvem
Bio: Doutor, mestre e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Realizou pós-doutorado no projeto Novel Enablers for Cloud Slicing (NECOS), na área de fatiamento e orquestração de recursos em nuvem. Atualmente é professor em regime de dedicação exclusiva e Diretor de Tecnologia da Informação no Instituto Federal de Goiás.
Fomos preparados para o alto desempenho ou nos preparamos para desempenhar? Você sabia que a liderança é uma ferramenta de transformação, criação de soluções inovadoras e para resolução de problemas complexos? Venha refletir comigo sobre os parâmetros pelos quais alcançamos o alto desempenho a partir das características socioemocionais e cognitiva das equipes e o papel do líder como construtor de resultados e estratégias para negócios.
Nome: Haihani Passos
Profissão: Professora e Pesquisadora do IF Goiano
Bio: Mãe de dois filhos de gerações Z e Alfa, casada, apaixonada por compartilhar conhecimento e por essa razão encontrei meu caminho na educação. Ampla experiência na liderança de desafios associados à inovação, empreendedorismo e Gestão. Acredito no desenvolvimento contínuo me permitindo ser proativa e focada em resultados. Atuo como Diretora de Extensão; Professora e Pesquisadora do IF Goiano. Coordeno projetos de inovação, educação, economia e liderança. Economista; Mestre e Doutora, compartilho minha experiência contribuindo como mentora e palestrante.
Utilizando duas produções cinematográficas mostrar a importância da Gestão da Qualidade para sucesso de um projeto.Relatar que o valor do projeto vai além da entrega parcial sem a realização de testes, mas que a qualidade deve ser prioridade para que de fato o cliente é as partes interessadas receba o valor no que está sendo entregue.
Nome: Adriana Brito
Profissão: Gestora de projetos
Bio: Gestora de projetos com atuação em projetos de Tecnologia da Informação desde 2016, certificada em qualidade de testes, possui experiências em projetos de empresas startups até multinacionais.
Afinal o que é uma feature?Features são funcionalidades ou recursos desenvolvidos por um time, geralmente de produtos e plataformas digitais que tem como propósito adicionar uma nova entrega de valor e experiência para seus usuários. E como descrever corretamente essas feature para a equipe de Desenvolvimento criar ?Vou dar dicas para equipe de negócio das startups para facilitar o dia a dia.
Nome: Lorena Gonçalves
Profissão: Business Analyst
Bio: Especialista em Agro, trabalho com tecnologia para o Agronegócio a mais de 6 anos. Hoje trabalho como Business Analyst no Hub conexa onde auxilio startups a escalarem seus produtos, Creator e embaixadora na primeira big tech agro do pais Aliare e agente de comunidade no Hub InovAtiva. Apaixonada por criatividade, inovação e pelo ecossistema.
Compreendendo POnte H de forma simples
Nome: Casemonstro
Profissão: Embaixador Campus Party
Bio: Campuseiro desde 2008, trabalha com metodologias educacionais inovadores desde 93. Criador da Casemonstro Robotica Educacional, Embaixador da Campus Party Brasil, já realizou entre palestras e oficinas de robotica, para mais de 20 mil pessoas em 2 paises.
Conheça um pouco mais sobre duas startups goianas que estão mandando bem: a Industrycare e a Corejurídico.
Nome: Bruno Ferreira
Profissão: CEO Industrycare
Bio:
Nome: Athos Ribeiro
Profissão: Gerente de Soluções do Sebrae/GO
Bio:
Nome: Saulo Cardoso
Profissão: CEO da COREJURÍDICO
Bio: Graduado em Ciência da Computação 2008. Pós graduado em Gestão de processo de negócio 2022. Experiência na área de Tecnologia da informação, focada em escritórios jurídicos. Compartilhamento vivências e resolvendo problemas complexos através de automação processos, documentos, RPA e I.A.
Relato da experiência de uma equipe no desenvolvimento de um jogo digital de uma forma colaborativa.
Nome: Ronaldo Del-Fiaco
Profissão: Desenvolvedor de Games colaborativo
Bio: Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: JOGOS DIGITAIS, MINERAÇÃO DE DADOS, GERENCIAMENTO DE PROJETO, GESTÃO DE PROCESSO, FERRAMENTA CASE, CRM, GED, CALL CENTER, RH, FINANCEIRO E CONTABILIDADE. É graduado em PROCESSAMENTO DE DADOS pela Universidade de Franca (1985).
Abordarei temas como a importância de defender o interesse dos usuários finais sobre o uso de plataformas de dados em uma empresa, a importância de ter recursos tecnológicos mas também manter o equilíbrio, não esquecendo que para tudo se tornar realidade necessitamos de Pessoas.Abordarei o tema transição de carreira da área de Enfermagem para Tecnologia e como isso aconteceu.
Nome: Iris Sashimoto
Profissão: Digital Analysis Coordinator na Nestlé
Bio: Sou a Iris Sachimoto Digital Analysis Coordinator na Nestlé, Mentora no Mulheres no comando e também Enfermeira. Eu ainda cuido de pessoas, mas agora oferecendo soluções tecnológicas que mudam o dia a dia para tomada de decisão nos negócios. Criativa e Inquieta, quero impactar o mundo com meus conhecimentos de Técnologia, Pessoas e Saúde.
O trabalho de conclusão de curso (TCC) muitas vezes pode ser considerado uma experiência desconectada da realidade, aquele documento que vai pra biblioteca quando finalizado e ninguém mais lê. Nesta palestra você vai perceber que todo TCC pode ser sim um projeto de inovação e com forte possibilidade de impacto na sua comunidade, com o foco na transformação econômica e social de um bairro, cidade, estado ou nação.
Nome: Vinicius Tocantins
Profissão: Professor do IFRR
Bio: Além de professor do FRR, Vinícius Tocantins é pesquisador das áreas de Ciência, Tecnologias, Empreendedorismo e Inovação. Nos últimos anos, estive à frente da criação e gestão da Agência de Inovação IFRR (2016 a 2020). Atualmente está em processo de doutoramento em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI/RJ. Vinícius tem por missão a democratização do uso e a difusão de tecnologias, aliadas ao empreendedorismo, desenvolvimento, inovação e transformação de vidas das pessoas.
Estamos cada vez mais imersos em ambientes digitais, usando dados e informações como nunca. Agora temos máquinas ajudando em diversos meios, desde qual publicação nos mostrar em uma rede social até onde uma grande organização deve investir. Além das diversas facilidades, essas soluções também trazem várias implicações éticas relacionada ao uso de dados e construção de algoritmos. Será que máquinas precisam ter comportamento ético? Quem são os responsáveis pelas falhas éticas dos sistemas de IA? Estamos preparados para julgar o comportamento de uma máquina? Esse debate já é importante agora, mas no futuro se consolidará como essencial: produzindo um campo totalmente novo para trabalho e oportunidades.
Nome: Iara Passos
Profissão: Pesquisadora no Instituto Cappra
Bio: Iara Passos é pesquisadora no Instituto Cappra. Tem formação nas áreas de Dados e Sociologia, tendo trabalhado principalmente na intersecção das duas. Atualmente é uma das lideranças do time de pesquisa da Cappra, auxiliando na tradução de pesquisas acadêmicas para o público de negócio e dados, tendo também atuado na área de consultoria auxiliando empresas a introduzirem a cultura analítica em seus times.
Nome: Julio Baldasso
Profissão: Pesquisador no Instituto Cappra
Bio: Julio é pesquisador no instituto Cappra. Possui formação interdisciplinar entre a tecnologia e a sociologia, com principais interesses em sociologia da tecnologia e da ciência e formação científico-metodológica. Atualmente realiza pesquisas sobre cultura analítica, processos de tomadas de decisão, métodos de investigação de maturidade analítica de empresas. Também anda se intrometendo na formação de pesquisadores de pós-graduação como tema de seu doutoramento.
O que um programador faz? Por que me tornar um programador? Como está o mercado de tecnologia? Como iniciar ou migrar para a área de programação?
Nome: Derci Lima
Profissão: Especial na área de desenvolvimento de projetos de software
Bio: Sou um amante da tecnologia, em especial na área de desenvolvimento de projetos de software, a qual faço parte desde 2010. Sou bacharel em Sistemas de Informação pela UEG e pós graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Estácio de Sá. Sou pai, marido, atleta, programador, startupeiro e professor de programação, isso é o que me motiva e torna minha vida completa todos os dias.
Vamos entender o que é e o que faz um UX Researcher no dia-a-dia, e as principais soft e hard skills da área. Se você tem interesse em atuar como Researcher, trarei algumas indicações de cursos e outras dicas para começar!
Nome: Isabela Freire
Profissão: UX Researcher
Bio: Sou a Isabela, prazer! :) Tenho 34 anos e um filho de quase 13! Nesse caminho me dediquei a estudar academicamente e até como lazer - tenho graduação em Ciências Sociais e Mestrado em Antropologia Social, ambas na UFG. Amo novas experiências (comendo, conversando, viajando, escutando música, vendo filmes ... ), plantinhas, yôga, pilates e PESQUISAR. venho atuando como pesquisadora social, política, cultural e de mercado, utilizando métodos qualitativos e quantitativos. Faço o que gosto: entender o "outro" e a mim mesma. Me encanta a aventura de compreender outros contextos e ainda poder contribuir.
Nesta palestra iremos apresentar como base nos resultados obtidos no TCC Serverless as a Service, os pontos positivos e negativos do paradigma de programação serverless.
Nome: Euripedes Vieira
Profissão: Desenvolvedor de Software
Bio: Bacharelando em Sistemas de Informação, integrante do núcleo de pesquisa NumbERS, atuei em diversos projetos nas áreas de mobilidade elétrica, IA, IoT e no desenvolvimento de softwares.
Uma conversa sobre o futuro das lojas físicas em tempos loucos de um mundo híbrido onde o real e o imaginário se confundem em Multiversos e Metaversos .Serão abordados os aspectos físicos das lojas e sua relação com a mudança de comportamento do consumidor conectado.Palestra destinada a lojistas e players do varejo.
Nome: Liana Araújo
Profissão: Arquiteta
Bio: Sou uma arquiteta em constante busca por novas formas de criar e fazer. Já fiscalizei obra pública, fui lojista, professora universitária e mentora de novos negócios. Versátil e determinada, hoje construo casas, projeto lojas no Brasil inteiro, comando uma Startup e uma casa com filha, marido e cachorro!
Como o cenário do Citzen Developer impacta nas atividades do Gerente de Projetos. Na palestra devo detalhar melhor este raciocínio, melhor contextualizar o PMI Citzen Developer e abordar alguns casos práticos de utilização de No-Code e Low-Code no Gerenciamento de Projetos, como o Redmine (software livre), Sharepoint/Project Online (pago mas acessível), Outsystems (completa e flexível mas cara) e o Power Bi (versão gratuita e paga).
Nome: Luiz Humberto
Profissão: Gestor Governamental de Tecnologia da Informação
Bio: Profissional, especialista e professor de Gerenciamento de Projetos há mais 15 anos. Com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Certificado PMI-PMP, Scrum Alliance-CSM e Analista de processos CFAP-Gart Capote. Ocupante do cargo público Gestor Governamental de Tecnologia da Informação no Estado de Goiás desde 2007. Fazendeiro produtor de leite nas horas vagas e entusiasta na aplicação de tecnologia e de gestão na agropecuária. Além de pai e esposo dedicado e apaixonado pela família.
Mostrar a importância da adoção dos metodos ágeis na educação, e começar pela educação de base.
Nome: Tiago Simonini
Profissão: Professor
Bio: Mentor de negócios na Salto Aceleradora | Avaliador no Programa Centelha e no 100 Open Startups | Pesquisador nas áreas de educação e inovação. Apaixonado por pessoas, educação, meio ambiente, tecnologia e inovação.
Atitude inovadora e Sustentabilidade são pilares estratégicos da ALIANSCE SONAE. Buscamos continuamente atender às demandas do negócio, dos consumidores e contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes. A ALSOTECH é o braço de transformação “figital” da ALIANSCE SONAE, que representa a fusão de físico e digital de uma maneira integrada, desenvolvendo formas mais inteligentes para ir além. Procuramos expandir as fronteiras do mundo físico dos shoppings e “figitalizar” a experiência de consumo de forma rentável e sustentável, com base em quatro pilares: ecommerce, logística, data analytics e relacionamento.
Nome: Guida Valente
Profissão: Engenheira Mecânica
Bio: Formada em Engenharia Mecânica com pós graduação em Marketing, Guida desenvolveu carreira em Gestão, atuando em empresas nacionais e multinacionais, de grande, médio e pequeno porte. Com vasta experiência na condução de projetos multifuncionais e sólidos conhecimentos em entendimento de mercado e planejamento estratégico, há 3 anos lidera projetos de Inovação na Aliansce Sonae, maior administradora de Shoppings do Brasil.
Nome: Giuliano Bittencourt
Profissão: Empreendedor
Bio: Trabalhou no Governo de Minas Gerais, onde desenvolveu um programa público de aceleração de start-ups e desenvolvimento de empreendedorismo. Neste período, durante uma visita ao MIT, conheceu o conceito produtivo e tecnológico das fazendas urbanas. Antes de inaugurar a primeira fazenda urbana da América Latina em 2017, Giuliano passou dois anos fazendo testes de produção e logística em Betim/MG, vivenciando erros e acertos para chegar ao modelo ideal. A experiência foi bem sucedida, a startup cresceu e hoje conta com 8 unidades, colecionando prêmios, dentre estes o título de Forbes Under 30.
Nome: Felipe Criniti
Profissão: Empreendedor
Bio: Felipe, empreende há mais de 10 anos na área de tecnologia. Em 2016, idealizou e fundou a Box Delivery. A ideia surgiu depois que o empresário administrou uma pizzaria de bairro e reconheceu a dificuldade de estruturar um delivery sem entregadores fixos. A proposta da Box é unir experiência logística com expertise tecnológica. Além da Box Delivery, Criniti co-fundou outras duas startups: a KeyCar e a Machine Air.
Nome: Dannyel Filgueiras
Profissão: Sócio fundador da Hubsell
Bio: Atua no segmento e-commerce e tecnologia desde 2001. Em sua carreira corporativa participou da construção da maior perfumaria on-line da América Latina (Sack’s), adquirida por Sephora, um dos mais bem sucedidos cases de nicho do mercado. Também chefiou o departamento de operações com indústrias da CNova (atual Via), liderando equipes e conduzindo as estratégias de entrada no mundo digital de empresas como HP e AOC. Empreendendo antes da Hubsell, participou da construção da e-Plataforma, um dos mais robustos sistemas de comércio eletrônico do país.
Introduzir o básico de modelagem 3d para jogos assim como animação e transpor para a unity
Nome: Yuri Eguti
Profissão: Animador 3D, Freelancer
Bio: Comecei em um projeto de jogos na UEG e entrei pro mundo dos freelancers, hoje trabalho como animador 3D para empresas internacionais de Jogos e Animação.
A energia fotovoltaica na atualidade
Nome: Thaís Tavares de Morais
Profissão: Consultora em Energia Fotovoltaica
Bio: Engenheira Civil e Estudante de Engenharia de Produção, atuo no setor de energia fotovoltaica desde 2019 como consultora de projetos e financiamentos na R1 Energia.
Os dados atualmente são um diferencial competitivo para qualquer organização, pois cada vez mais têm surgido demandas por produtos que analisam e utilizam os dados de forma eficiente para entregar valor. Porém os dados não são apenas diferencial competitivo para as organizações, mas também para os profissionais. Como a demanda é grande, profissionais que conhecem sobre como construir um ambiente para extrair valor dos dados conseguem boas oportunidades. Algo importante destacar, é que por ser um diferencial competitivo, os projetos que desejam extrair valor dos dados tendem a cada vez mais ganhar agilidade e ser construídos em um menor tempo possível. Com esses requisitos em mente a área de dados vem amadurecendo cada vez mais e assim surgem tecnologias mais sólidas e focadas em resolver determinados problemas. Atualmente temos um conjunto de conceitos e práticas onde é possível formar o Modern Data Stack, que são tecnologias que ajudam as empresas a armazenar, gerenciar e aprender com seus dados de forma rápida e eficiente. Assim o Modern Data Stack apoia na criação de um ambiente de Big Data para análise e geração de inteligência através de conceitos como BI e Machine Learning. O objetivo desta palestra é apresentar o conceito de Modern Data Stack de forma a apoiar empresas e profissionais a implementarem no seu dia a dia, trazendo o que há de mais moderno para as suas soluções de Big Data. Serão abordados conceitos como Data Mesh, Metrics Layer, Reverse ETL, Data Catalog 3.0, Data Observability e Products Team, tudo isso para trazer uma visão moderna de como ter uma plataforma de dados voltada a resolver problemas de negócio. Além dos conceitos, o objetivo é trazer exemplos de ferramentas e de forma prática apresentar como esses conceitos se encaixam e se complementam na criação de uma solução de dados. No final da palestra espera-se que os participantes tenham em mente o que é Modern Data Stack, quais os conceitos e práticas mais modernas para Big Data atualmente e ter direcionamentos como colocar em prática no dia a dia, trazendo diferenciais para as suas carreiras e para as organizações que trabalham, além de resolver problemas reais de negócio e assim trazer valor a seus clientes.
Nome: Cicero Moura
Profissão: Tech Lead
Bio: Cícero Moura. Tech Lead em Engenharia de Dados na Dadosfera, AWS Community Builder, Pós-Graduado em Big Data e Machine Learning pela Fasam. Bacharel em Sistemas de Informação pelo IFG. Palestrante em eventos como FGSL, Campus Party, DevFest Cerrado, Join Community e TDC Dev Conf.
O projeto tem como objetivo geral estimular o interesse de alunos dos dois últimos anos doensino fundamental para o pensamento computacional a partir de oficinas de programação para a criação de Jogos e Animes, com o uso da ferramenta Scratch e metodologias ativas, demonstrando que a programação faz parte de diversas áreas do conhecimento e pode fazer parte da realidade de cada aluno atendido e cada professor que se envolver na escola atendida.
Nome: Rakel Germano Couto
Profissão: Estudante e Pesquisadora
Bio: Graduanda do 5°período de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, fez iniciação científica em que desenvolveu um Sistema Supervisório e Interface Homem-Máquina para um projeto de pesquisa. Técnica em Automação Industrial pelo IFG Câmpus Trindade. Em 2018, foi monitora de Matemática Aplicada no Câmpus Trindade e estagiária na empresa Dimensão Máquinas e Equipamentos. Em 2019, participou do projeto intitulado Construção de um Protótipo de Separação de Resíduos Gerados no Câmpus Trindade, utilizando CLP e programação Ladder.
Nome: Danilo Gama Mendes
Profissão: Estudante e Monitor da Copa Scratch
Bio: Estudante do IFG - Campus Goiânia no nível médio técnico em eletrônica, ex-participante da Copa Scratch e atual monitor no projeto.
Nome: Julia Vieira
Profissão: Estudante e Monitora da Copa Scratch
Bio: Técnica em análises clínicas pelo Instituto Federal de Goiás campus Goiânia oeste, estudante de engenharia de controle e automação no Instituto Federal de Goiás, monitora da copa Scratch.
Nome: Nilza Abadia Pereira
Profissão: Pedagoga
Bio: Sou pedagoga e professora na rede pública de ensino desde 1997, iniciei no Distrito Federal e hoje trabalho na Secretaria Municipal de Educação. Como Apoio técnico-professor, acompanhei os Projetos de extensão do IFG em parceria com a SME desde 2019: Robótica Educacional, Steam4Girls e Copa Scratch. Na SME, faço parte da equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional, coordenada pela Gerência de Inovação Tecnológica Educacional. Realizamos assessoramentos técnico-pedagógicos e ações formativas aos profissionais da educação em relação ao uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.
Traga seus desafios para essa seção interativa, e vamos te ajudar a acelerar sua carreira para que você dê o próximo passo em direção aos seus sonhos!
Nome: Bruno "Javaman" Souza
Profissão: Líder do SoulJava
Bio: Desde 1995, Bruno ajuda desenvolvedores a crescer na carreira e trabalhar nos melhores projetos e em times de excelência. Evangelista Java na ToolsCloud e líder do SouJava, Bruno discute desenvolvimento, tecnologia e carreira no seu projeto https://code4.life.
Nome: Paulo Boccaletti
Profissão: Coordenador de Eventos de TI
Bio: Resolvedor de problemas na Ambev Tech e Coordenador nos maiores eventos de TI do Brasil, como The Developers Conference, Campus Party, Jornada Summit e Cloud Conference Day. Utilizo Gestão Ágil para obtenção de times de alta performance e ajudo profissionais de TI a evoluírem em suas carreiras.
Palestra sobre o uso da aprendizagem invertida no ensino de programação.
Nome: Anderson Cavalcante Gonçalves
Profissão: Professor
Bio: Professor da Universidade Estadual de Goiás. Atua como Coordenador da Unidade Universitária de Pires do Rio da UEG, Coordenador do Curso de Redes de Computadores, Coordenador da Pós Graduação Lato Sensu da UEG de Pires do Rio. É Doutorando em Ciência da Computação pela UFG, Mestre em Ciência da Computação pela UFG, Especialista em Segurança da Informação pela UFG e graduado em Redes de Computadores pela UEG.
Nesta mesa vamos falar sobre a migração de área para tecnologia, do ponto de vista de quem já migrou e se consolidou, de quem acabou de migrar e de quem está migrando para as áreas de tecnologia
Nome: Edson Graphixo
Profissão: Designer multidisciplinar
Bio: Designer multidisciplinar, trabalhou em várias áreas do design ao longo dos últimos 9 anos e desde 2018 no setor de tecnologia como designer de produtos. Gosta de reflexões sobre ética e o impacto do design e tecnologia na vida das pessoas. Além disso, é produtor musical e DJ e artista visual.
Nome: Fernanda Santana
Profissão: Product Designer
Bio: Local Leader do IXDA Goiânia, Product Designer e atua no mercado de tecnologia e startups há mais de 7 anos. Acredita que é necessário evoluir as relações humanas para potencializar a construção de tecnologias mais simples, eficazes e humanizadas para todos(as). Atuou em projetos de empresas como Mercado Livre, TikTok, Forbes, PagSeguro, Eletromídia, Kingspan e Tilix e é Head de produto no Estúdio Gomo.
Nome: Ket Komorek
Profissão: UX Research and Metrics
Bio: Comunicóloga e Publicitária pela UFG, especialista em Gestão de Negócios pela USP, empreendedora, podcaster (Mais Espaço Por Favor) e curiosa por paixão. Com experiências em competições de inovação nacionais e internacionais (mentora e participante). Atuou com consultorias na área de posicionamento digital, CX e como Embaixadora de Inovação na Secretária de Estado de Desenvolvimento e Inovação. Atualmente é UX Research and Metrics e na Trinusco.
Nome: Ton Freitas
Profissão: Product Designer
Bio: Desde 1994 melhorando meu MVP, com pequenos upgrades nas versões 2017 (graduação em comoção); 2018 (pós em negócios digitais); e 2021 (graduação em design).Versão atual: Product Designer, rodando desde 2019; com paixão por usuários no core.
Falaremos sobre as diferentes formas de trabalhar com tipografia e sobre o porquê de desenhar uma fonte e suas relações com a cultura.
Nome: Satsuki Arakaki
Profissão: Designer gráfico e de Tipos
Bio: Designer gráfico e de Tipos. Formada pela UFG (2020), co-fundadora de uma Type Foundry e atualmente atua como Designer com foco em tipografia no Polar.ltda.
Palestra onde seja exposto diferentes situações onde os projetos de machine Learning podem falar e as contra-medidas. A palestra será composta por diferentes situações, a maioria vivida pelo palestrante durantes os anos onde atuou como gerente de projetos de dados em diferentes intituições.
Nome: Marlesson Santana
Profissão: Engenheiro de machine learning
Bio: Engenheiro de machine learning na Wildlife Studios e pesquisador na área de Deep Learning no CEIA. Atuou como consultor em projetos de dados pela CQuantt e soma mais de 8 anos de experiência com diferentes projetos na área de dados.
Nesse workshop será explicado como funciona uma impressora 3d, os tipos e modelos diferentes de impressoras e filamentos, como obter modelos 3D ou criar seus próprios modelos. Será demonstrado como criar uma impressão, desde o preparo da impressora, escolha do filamento, até o acabamento das peças e como realizar as manutenções básicas de uma impressora, a fim de evitar o entupimento e outros problemas.
Nome: Felipe Bertuol
Profissão: Membro Laboratório Metabotix
Bio: Integrante do laboratório Metabotix, técnico em informática pelo IFG, atualmente cursando engenharia elétrica pela UnB
Quando se fala em Empreendedorismo Social, é quase automático se pensar em Teoria da Mudança, mas o fato é que ela deveria estar presente na concepção de todo e qualquer projeto que deseje gerar um impacto positivo no mundo. A Teoria da Mudança é uma metodologia que define o impacto que um empreendimento quer causar e mapeia o caminho necessário, desde o curto e médio prazo, para tornar isso possível a longo prazo. Ela ajuda desde a construção de um planejamento estratégico até a mensuração do impacto gerado. Nesse workshop, as pessoas participantes irão aprender sobre o conceito e serão desafiadas a construir a teoria da mudança de seus negócios e projetos.
Nome: Bianca Porto
Profissão: Mestranda em Direito e Políticas Públicas
Bio: Sócia e fundadora da Grifa, empresa de impacto social. Idealizadora e co-fundadora do Oásis de Sonhos, nascido em 2016, ONG que mobiliza voluntários para mutirões de reforma em espaços coletivos e culturais. Alumni (ex-aluna) do SUSI on Social Entrepreneurship, programa de empreendedorismo social do Departamento de Estado Americano; graduada do Founder Institute; Contadora de Histórias, e Fellow da Social Good Brasil. Com MBA em Gestão de Negócios Sociais. Mestranda em Direito e Políticas Públicas.
A LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados - pode ser uma novidade para muitos, mas não é um assunto novo. Muito se fala sobre a dificuldade que as empresas/organizações tem em conseguir enxergar a adequação de um Programa de Governança por meio de um projeto bem estruturado e que possa ser desenhado com todas as boas práticas ágeis. Esta palestra vai destacar os pontos mais importantes dentro desta jornada de proteção aos dados pessoais em qualquer empresa.
Nome: Ivan Lourenço
Profissão: Analista de Sistemas
Bio: Analista de Sistemas | Vice-presidente do PMI Goiás | Diretor de Projetos do Instituto Goiano de Direito Digital | Ampla experiência na área de TI (22 anos), com foco atual em consultoria em Programas Pedagógicos e Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados.
METAPROCESSOS de Gestão apresenta uma nova teoria e sua aplicação na Gestão de um Hospital através de macroprocessos, processos e subprocessos. As dificuldades de encontrar no mercado soluções informatizadas que fornecessem gestão para a alta gerencia culminou na criação e implantação da teoria de METAPROCESSOS de Gestão e seu uso constante permitiram resultados dificilmente alcançados pelos sistemas apresentados no mercado.
Nome: Haas
Profissão: Gestão para Gestores
Bio: Amplos conhecimentos em TI, Processos e Data Science com foco em Gestão. Presidente do Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental. Responsável pelo 1º prontuário eletrônico de paciente 100% elaborado em BPMS. Bacharel em Matemática e Pós-graduado em Análise de Sistemas. Atualmente Chefe da Seção de Transparência, Proteção de Dados e Segurança da Informação no Departamento Regional do Sesc e Senac em Goiás. Criador da teoria de METAPROCESSOS de Gestão, genuinamente oriunda da gestão.
Atitude inovadora e Sustentabilidade são pilares estratégicos da ALIANSCE SONAE. Buscamos continuamente atender às demandas do negócio, dos consumidores e contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes. A ALSOTECH é o braço de transformação “figital” da ALIANSCE SONAE, que representa a fusão de físico e digital de uma maneira integrada, desenvolvendo formas mais inteligentes para ir além. Procuramos expandir as fronteiras do mundo físico dos shoppings e “figitalizar” a experiência de consumo de forma rentável e sustentável, com base em quatro pilares: ecommerce, logística, data analytics e relacionamento.
Nome: Allan Miranda
Profissão: Pós-Graduado em Ciência de Dados
Bio: Banco de Dados, Data Warehousing, Data Mining e Gestão do Conhecimento nas Empresas pela PUC-Rio. Possui 15 anos de experiência no mercado de Data & Analytics. Em 2019, fundou a Px Creative Lab com o objetivo de facilitar e agilizar o consumo e produção de inteligência de dados dentro das empresas.
Nome: Eduardo Daltro
Profissão: Diretor Executivo e Comercial
Bio: Baiano, graduado em ADM na UFBA, com passagem pela Essex University, na Inglaterra, hoje é ?Diretor Executivo e Comercial na Zoox Smart Data.? Daltro foi sócio fundador do Grupo Esfera, com 5 negócios e 140 funcionários no quadro, e participou da fundação e liderança de vários grupos empresariais em prol do empreendedorismo no Brasil.? Há quase 10 anos em São Paulo, atuou na Thomson Reuters com Riscos e liderou o desenvolvimento regional da Gympass no estado. Agora na Zoox, lidera o desafio de transformar o mercado de dados, modelos preditivos e analytics em valor para clientes.
Nome: Giuliano Bittencourt
Profissão: Empreendedor
Bio: Trabalhou no Governo de Minas Gerais, onde desenvolveu um programa público de aceleração de start-ups e desenvolvimento de empreendedorismo. Neste período, durante uma visita ao MIT, conheceu o conceito produtivo e tecnológico das fazendas urbanas. Antes de inaugurar a primeira fazenda urbana da América Latina em 2017, Giuliano passou dois anos fazendo testes de produção e logística em Betim/MG, vivenciando erros e acertos para chegar ao modelo ideal. A experiência foi bem sucedida, a startup cresceu e hoje conta com 8 unidades, colecionando prêmios, dentre estes o título de Forbes Under 30.
Nome: Felipe Criniti
Profissão: Empreendedor
Bio: Felipe, empreende há mais de 10 anos na área de tecnologia. Em 2016, idealizou e fundou a Box Delivery. A ideia surgiu depois que o empresário administrou uma pizzaria de bairro e reconheceu a dificuldade de estruturar um delivery sem entregadores fixos. A proposta da Box é unir experiência logística com expertise tecnológica. Além da Box Delivery, Criniti co-fundou outras duas startups: a KeyCar e a Machine Air.
Nome: Dannyel Filgueiras
Profissão: Sócio fundador da Hubsell
Bio: Atua no segmento e-commerce e tecnologia desde 2001. Em sua carreira corporativa participou da construção da maior perfumaria on-line da América Latina (Sack’s), adquirida por Sephora, um dos mais bem sucedidos cases de nicho do mercado. Também chefiou o departamento de operações com indústrias da CNova (atual Via), liderando equipes e conduzindo as estratégias de entrada no mundo digital de empresas como HP e AOC. Empreendendo antes da Hubsell, participou da construção da e-Plataforma, um dos mais robustos sistemas de comércio eletrônico do país.
Palestra sobre a presença e evolução dos jogos, a importância do lúdico em todas as fases da vida de uma pessoa. O ato de jogar faz parte da cultura da humanidade, sendo assim vamos debater a importância do entretenimento e lazer durante a vida, dentro e fora da empresa.
Nome: Igor Arnaldo de Alencar
Profissão: Game Designer
Bio: Game designer, formado em Tecnologia da Informação e Jogos Digitais, Pós Graduado em Logística empresarial e Educação Tecnológica. Sempre atuei na área tecnológica e administrativa, incluindo o setor de treinamento e entrevistas.
Abordagem de um novo modelo que utiliza mapas auto-organizaveis (SOM) i.A., para prospecção mineral por sensores orbitais. Sustentabilidade e Metalogenia
Nome: Alexandre Henrique Cardoso
Profissão: Geocientista
Bio: Geocientista, criou uma metodologia que utiliza dados multiespectrais com auxílio de I.A. para prospecção mineral. Destaque InovAtiva Brasil 2018.2 com esse projeto, que traz uma mineração menos invasiva.
Esta palestra tem como objetivo apresentar a última tendência de arquitetura de dados na indústria, denominada Data Mesh, que visa facilitar a democratização dos dados dentro das empresas. A palestra irá apresentar o conceito e como aplicá-lo em soluções de Cloud Computing, como AWS e GCP. Esta arquitetura tem revolucionado as empresas que implantaram, pois, atualmente os times de negócio usam os dados para tomarem decisões importantes, mas geralmente tem que requisitar estes dados ao departamento de TI. Esta situação centraliza a coleta e transformação dos dados nas mãos de equipes que, em muitos casos, estão desalinhadas das necessidades das áreas de negócio da empresa. Por isso, as maiores organizações no mundo estão utilizando este paradigma do Data Mesh para reduzir a dependência do time de Engenharia e permitir que os times de negócio possam extrair valor dos dados de forma autônoma. O Data Mesh foi proposto por Zhamak Dehghani (diretora de tecnologia na ThoughtWorks) no artigo “How to Move Beyond a Monolithic Data Lake to a Distributed Data Mesh” como uma nova abordagem para projetar e desenvolver arquiteturas de dados com o objetivo de facilitar a democratização em escala dos dados na empresa. Ao contrário de arquiteturas centralizadas e monolíticas baseados em um data warehouse (armazém de dados) e/ou um data lake (lago de dados), um data mesh é um paradigma arquitetural e organizacional que desafia a antiga suposição de que devemos centralizar grandes volumes de dados analíticos para usá-los, manter todos os dados em um só lugar ou gerenciá-los por meio de um time de dados centralizado para entregar valor às áreas de negócio.
Nome: Savio Salvarino Teles
Profissão: Senior Data Engineer
Bio: Doutor em Ciência da Computação pela UFG, trabalho há mais de 13 anos com Big Data utilizando plataformas open source (Hadoop, Spark, Kafka, Elasticsearch, Redis, Cassandra, MongoDB, Airflow, Nifi e Flink) em ambientes com containers Docker orquestrados pelo Kubernets. Já fiz o deploy destas plataformas Big Data em grandes fornecedores de Cloud atuais (Google Cloud, Amazon AWS, Microsoft Azure e IBM SoftLayer) utilizando IaaS (Infraestrutura como serviço). Atualmente sou aluno de Pós-Doutorado na UFG com ênfase em Processamento de Linguagem Natural.
Saiba identificar as características essenciais do \"A\" de Artes na metodologia STEAM
Nome: Suellen Bastos
Profissão: Especialista em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação
Bio: Especialista em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação, graduada em Artes Visuais Pedagoga em formação. Atua na Assistência Pedagógica da EFG em Artes Basileu França; foi Assessora de Educação e Inovação Tecnológica e Professora de Apoio Pedagógico; Engajada na transformação por meio da Arte, Cultura, Educação e inovação. E no staff de eventos como: Startup Weekend Goiás Online e Startup Weekend Women Goiânia.
Saiba como usar a Vertex AI – a plataforma de ML do Google Cloud – para criar fluxos de trabalho de Machine Learning de ponta a ponta. Você aprenderá como passar de dados brutos para modelo implantado e conseguirá desenvolver e produzir seus próprios projetos de ML com o Vertex AI
Nome: Sandro Moreira
Profissão: Google for Startups Mentor
Bio: Pesquisador em Deep Learning, Organizador das comunidades GDG Rio Verde e TensorFlow Goiás, Mentor do Google for Startups, CIO da Universidade de Rio Verde (UniRV).
Já imaginou em 90 dias você sair do zero, construir um negócio, conquistar os primeiros clientes e estar pronto para crescer? Nessa palestra vamos conversar de forma prática e com métodos simples o que é essencial para começar e quais os passos você deve dar rumo a construção da sua empresa. Minha meta é que você saia dessa nossa conversa sabendo as primeiras etapas que você deve desenvolver para ter o seu negócio funcionando em um curto espaço de tempo. Durante esse período que estaremos juntos, vamos conversar sobre as habilidades que você precisa ter como empreendedor, como criar um plano rápido e eficiente, colocar seu negócio para funcionar, suas primeiras vendas, sucesso do cliente e alguns outros aspectos importantes para você começar a sua empresa. Juntos iremos realizar o seu sonho de ter o teu negócio! Te espero na Campus Party Goiânia. Não esqueça de assistir a palestra, terei alguns presentes para quem estiver por lá!
Nome: Marcos Meirelles
Profissão: Empreendedor e Inovador
Bio: Oi, meu nome é Marcos Meirelles e tenho 27 anos. Sou empreendedor e inovador desde criação, sempre fui inquieto e questionador, nunca aceitei as coisas serem simplesmente por serem! Sou um empresário que atinge seus objetivos e faz a diferença onde quer que esteja. Não há limites para o que posso realizar quando estou comprometido com uma meta - especialmente quando vou além da mediocridade. Os outros podem considerar isso uma imposição ao estilo de vida, mas para mim é apenas estar no controle da minha própria vida. Tenho 5 empresas e fiz 4 negócios a partir de uma ideia que comecei numa folha de papel. Estou sempre aberto para ouvir novas ideias e rotinas que possam melhorar nosso negócio. Sou um apaixonado pelo conhecimento e busco sempre compreender como as coisas funcionam para então implementá-las.
Oficina sobre automatização residencial, partindo da planta baixa, a construção física 3D de uma maquete, e implementação de robótica, chegando a Casa inteligente.
Nome: Casemonstro
Profissão: Embaixador Campus Party
Bio: Campuseiro desde 2008, trabalha com metodologias educacionais inovadores desde 93. Criador da Casemonstro Robotica Educacional, Embaixador da Campus Party Brasil, já realizou entre palestras e oficinas de robotica, para mais de 20 mil pessoas em 2 paises.
Nome: Alessandro Macedo
Profissão: Estudante em ciências da computação
Bio: Facilitador do Include by Campus Party, estudante em ciências da computação na Universidade de Brasília, empreendedor, autodidata, criador de projetos makers com base em reutilização e sustentabilidade.
Nome: Milena Souto Sousa
Profissão: Analista de sistemas,
Bio: Monitora do Include by Campus party, analista de sistemas, professora, entusiasta em tecnologia como robótica e desenvolvimento de jogos.
Quer ter resultados rápidos e continuados na sua carreira?Ultrapassar os seus limites, e avançar mais do que jamais imaginou ser possível?Venha aprender de forma prática como trazer colaboração para a sua carreira, e como ter resultados através da colaboração voluntária.
Nome: Bruno "Javaman" Souza
Profissão: Líder do SoulJava
Bio: Desde 1995, Bruno ajuda desenvolvedores a crescer na carreira e trabalhar nos melhores projetos e em times de excelência. Evangelista Java na ToolsCloud e líder do SouJava, Bruno discute desenvolvimento, tecnologia e carreira no seu projeto https://code4.life.
Nome: Lara Souza
Profissão: Organizadora de Eventos
Bio: Organizadora de Eventos na Arena Eventos Digitais, Lara é voluntária nos projetos Pãozinho Solidário, Love for Life e Eu amo você social, onde ajuda crianças e moradores de rua a terem uma vida mais digna.
palestra sobre: Protagonismo feminino em TI: mulheres programadoras são sucesso!
Nome: Gelzieny Rezende Martins
Profissão: Desenvolvedora
Bio: Gelzieny é formada em Sistema da Informação pela UEG e atualmente trabalha como Desenvolvedora Junior na empresa Vólus.
A palestra abordará o equilíbrio que a experiência do usuário deve trazer entre: lucratividade, viabilidade tecnológica e as reais necessidades dos usuários, no segmento B2B.
Nome: Johnathan Sthefano
Profissão: Product designer
Bio: Atualmente atua como Product Designer em um dos produtos da área digital de uma multinacional que fabrica e comercializa produtos das principais marcas de eletrodomésticos.
O desafio da comunicação corporativa. Será que é só achar a ferramenta ideal? Será que é o formato? Será que tudo é síncrono?
Nome: Deivid Veras
Profissão: Gestor de TI
Bio: Profissional de TI, com alguns anos de experiência, alguns projetos entregues, sortudo por liderar boas equipes, e que fica feliz em compartilhar o pouco que sabe.
As máquinas CNC estão cada dia mais acessíveis, por isso, uma breve explanação sobre o funcionamento básico da CNC Router e da CNC Laser: princípio de funcionamento, principais características e comparação entre elas se faz necessária. Assim como a importância desses equipamentos em diversas aplicações maker e o desenvolvimento de desenhos e projetos para cortes utilizando softwares CAD.
Nome: Josemar Junior
Profissão: Doutor em Engenharia Elétrica
Bio: Engenheiro de Controle e Automação, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Mestre em Engenharia Elétrica e Computação e Doutor em Engenharia Elétrica, atuou por 10 anos em manutenção de estações de telecomunicações, atua como professor desde 2009 e atualmente é professor do Instituto Federal de Goiás, campus Itumbiara. Líder do grupo de pesquisa NuPEMaker e membro do NuPSE, integra a equipe gestora do lFMaker Itumbiara. Tem experiência em desenvolvimento de projetos eletrônicos, impressão 3D e cortes CNC Router e Laser.
Palestra dinâmica, voltada para encorajar mulheres a empreender, conquistar autoconfiança, autonomia e liberdade financeira.
Nome: Thalita falcão
Profissão: Empreendedora e Gestora comercial
Bio: Profissão - Empreendedora e Gestora comercial, Fundadora da Falcaocred e Métodofalcao. Especialista em crédito consignado. Mentora do métodoFalcão, +30 palestras, +3000 horas em consultorias e Implantação de negócios voltados ao mercado financeiro, Profissional certificada asbam, ANEPS e FEBRABAN!
Agilidade financeira(2)- ganhar dinheiro com a ESCALA(2)- dinheiro é tempo(1)- como gerir seus gastos(3)- investimentos constantes que darão resultado ao longo prazo(1)- como gastar da melhor formaisso foi um resumo do tema, terá isso além de algumas dinâmicas
Nome: João Pedro Salgado Melo
Profissão: Criador do Jovem Investidor
Bio: Com o empreendedorismo correndo nas veias, aos 15 anos foi o criador do Projeto Jovem Investidor, apresentando um método Jovem de Investir, que possui o propósito de levar a educação financeira com uma linguagem simples e direta para toda a população brasileira. Autor de conteúdos disponibilizados de forma gratuita na internet com o objetivo de desmistificar e ensinar os jovens sobre o mercado financeiro e como podem construir seus projetos de independência financeira.
Apresentar os desafios e perspectivas de um Projeto de Melhoria de Processos executado no Estado de Goiás, para conversar sobre as dúvidas que normalmente ocorrem quando são tratadas as áreas de conhecimento de PROCESSOS e PROJETOS dentro das organizações, bem como destacar a importância da identificação e gestão dos benefícios esperados de um Projeto.
Nome: Daiany Santos
Profissão: Analista de Sistemas
Bio: Analista de Sistemas com especialização em Desenvolvimento Web com Interfaces Ricas pela UFG Especialista em administração de sistemas de informação pela UFLA Gestora de Tecnologia da Informação no Estado de Goiás desde 2007 com liderança em Projetos de desenvolvimento de software, melhoria de processos e outros temas no governo. Atualmente, Gerente de Monitoramento de Projetos Sociais pela Secretaria Geral da Governadoria -SGG com experiências em PMO Governamental, Gestão de Projetos, Portfólio e Governança Estratégica no Estado.
Nome: Marcelo Lima
Profissão: Especialista em Desenvolvimento Gerencial
Bio: Especialista em Desenvolvimento Gerencial (FAAP) e MBA em Governança nas Tecnologias da Informação (IPOG);
Desmistificando a Robotica e criando Rover - Irei desmistificar a robotica em uma Oficina, dividida em diversas partes, da Mecanica a eletronica e programacao, aspecto fisico, tudo para pode construir e programar um Rover. Trabalhando com Vespa como cerebro do Robo!Como participar: Durantes os dias na Bancada especial Casemonstro, diversos conteudos relacionados ao que se precisa para construir o Rover. Teremos uma Oficina longa e completa, um verdadeiro Hackton, e nao pense que vai ser só encaixar programar e tudo esta pronto! Vcs terao que criar um modelo de Rover :D dias e horários: Todos os dias, principalmente as noites/madrugadasvagas: 48 vagasonde será: Bancada especial Casemonstro
Nome: Casemonstro
Profissão: Embaixador Campus Party
Bio: Campuseiro desde 2008, trabalha com metodologias educacionais inovadores desde 93. Criador da Casemonstro Robotica Educacional, Embaixador da Campus Party Brasil, já realizou entre palestras e oficinas de robotica, para mais de 20 mil pessoas em 2 paises.
Desenvolvimento de jogos como entrar na indústria de games, e como começar com poucos recursos na área para desenvolver tanto para plataformas mundiais tanto para projetos terceirizados.
Nome: Matheus Borba
Profissão: Desenvolvedor de jogos
Bio: Desenvolvedor de jogos desde os 8 anos de idade, comecei com poucos recursos e com softwares open sources, com equipamento bem limitados no ano de 2008, ao passar dos anos desenvolvendo projetos terceirizados para empresas do mundo inteiro na área de Modelagem 3D, animação 3D, Rigging, texturização e programação. Hoje trabalho com minha comunidade e empresa GoGo Games Academy em parceria com Dark Ocean Games nossa empresa no Canadá, Organizador Da Game Jam Plus.
Apresentar as potencialidades da telemedicina como estratégia de integração, análise, predição (IA) e output personalizado de dados clínicos (PEPs integrados), coleta de dados por wearables (IoT) e auto-informação. Apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFG desde 2008.
Nome: Alexandre Taleb
Profissão: Professor de Telemedicina, Médico Oftalmologista
Bio: Professor de Telemedicina da Faculdade de Medicina da UFG, Coordenador do Núcleo de Telemedicine e Telessaúde da FM-UFG, Doutorado em Telemedicina pela USP Coordenador da Comissão de Inovação, Telemedicina e Tecnologia do Cons Bras Oftalmologia, Médico Oftalmologista.
Como dados de tráfego de veículos, que antes eram descartados,agora estão sendo usados para melhorar a fiscalização das rodovias estaduais e melhorar a segurança do cidadão.
Nome: Gabriel Lopes
Profissão: Gestor de T.I. e Cientista de Dados
Bio: Gestor de T.I. por Goiás desde 2007, passou pelas áreas de desenvolvimento de sistemas e gerenciamento de projetos. Em 2019 resolveu aprofundar seus conhecimentos em ciência de dados e inteligência artificial. Hoje é líder em IA pelo Laboratório de Inovação Goiás - LIGO.
Metodologias ativas como estratégia de ensino aprendizagem em cursos de educação profissional e tecnológica
Nome: Mychelly Simões
Profissão: Especialista em políticas e gestão da educação profissional e tecnologia
Bio: Graduada em Administração, especialista em políticas e gestão da educação profissional e tecnologia, com experiência como gestora de instituição de ensino em educação profissional.
Muitos profissionais de TI se perguntam: “é possível ter destaque mesmo no início da carreira?” Nesse bate papo vamos mostrar como conseguir se destacar em todas as fases da carreira em TI.
Nome: Bruno "Javaman" Souza
Profissão: Líder do SoulJava
Bio: Desde 1995, Bruno ajuda desenvolvedores a crescer na carreira e trabalhar nos melhores projetos e em times de excelência. Evangelista Java na ToolsCloud e líder do SouJava, Bruno discute desenvolvimento, tecnologia e carreira no seu projeto https://code4.life.
Nome: Paulo Boccaletti
Profissão: Coordenador de Eventos de TI
Bio: Resolvedor de problemas na Ambev Tech e Coordenador nos maiores eventos de TI do Brasil, como The Developers Conference, Campus Party, Jornada Summit e Cloud Conference Day. Utilizo Gestão Ágil para obtenção de times de alta performance e ajudo profissionais de TI a evoluírem em suas carreiras.
A área de tecnologia da informação passou por uma grande transformação durante o último século, em que tecnologia está entremeada a atualidade, como o oxigênio em nosso sangue, tornando-se vital para o mundo moderno. Em paralelo com a tecnologia o direito e papel das mulheres modificou-se, onde antes éramos majoritariamente mães e donas de casa, hoje estamos conquistando nosso lugar ao sol. Quando combinados, tecnologia e mulheres, uma história se forma com um passado tímido, presente árduo e um futuro promissor
Nome: Leona
Profissão: Bacharel em Educação Física
Bio: Acadêmica em Sistemas de Informática, Bacharel em Educação Física, Amante por conhecimentos e uma eterna aprendiz.
Existem vários métodos de pesquisa de experiência, falaremos aqui dos mais comuns. Esse papo vai te ajudar a entender, em nível básico/intermediário, quais os principais pontos que você precisa ter mais atenção ou estudar mais sobre o assunto
Nome: Dêssirre Dias
Profissão: CX Researcher
Bio: Dêssirre Dias, é apaixonada por pessoas e pelo design. Atualmente está como CX Researcher no Banco Itaú.Já atuou como facilitadora e pesquisadora de experiência em projetos para áreas B2C, B2B, financeira, logística, agronegócios, TI, entre outros. Redesenhando fluxos, serviços e facilitando workshops de design.Formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Pessoas e Gestão de Tecnologia da Informação, em constante aprendizado.
As próteses e órteses produzidas através de impressão 3D impressionam pela funcionalidade, versatilidade e sua acessibilidade. Diferentes etapas são necessárias para sua confecção, desde a modelagem virtual, até a escolha do material a ser utilizado e atividade a ser desenvolvida. Essas impressões podem ser personalizadas para diferentes públicos e funções, desde a segurança a reabilitação.
Nome: Gesmar Júnior
Profissão: Professor e Coordenador dos Cursos de Engenharia
Bio: Técnico em TI no IFG. Professor e Coordenador dos Cursos de Engenharia do Centro Universitário UNA Itumbiara. Mestre em Engenharia Elétrica, pela UFU, com pesquisas em Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Possui graduação em Sistemas de Informação e Engenharia Elétrica. Cursando Doutorado voltado para técnicas de Realidade Virtual e Realidade Aumentada associadas a Visão Computacional. É membro do grupo de pesquisas NuPEMaker e também atua com desenho 3D e Impressão 3D.
Palestra sobre o que é inovação, o que é o ecossistema de inovação e primeiros passos para se passar a ter o olhar de inovação (viável) no dia a dia.
Nome: Ket Komorek
Profissão: UX Research and Metrics
Bio: Comunicóloga e Publicitária pela UFG, especialista em Gestão de Negócios pela USP, empreendedora, podcaster (Mais Espaço Por Favor) e curiosa por paixão. Com experiências em competições de inovação nacionais e internacionais (mentora e participante). Atuou com consultorias na área de posicionamento digital, CX e como Embaixadora de Inovação na Secretária de Estado de Desenvolvimento e Inovação. Atualmente é UX Research and Metrics e na Trinusco.
A Palestra abordará como se preparar e dar os passos certos para uma carreira de sucesso em Gerenciamento de Projetos.
Nome: Marsal Melo
Profissão: Mestre em Administração
Bio: Mestre em Administração de Empresas pela UFG, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e Analista de Sistemas. É certificado PMP® e SCRUM Master. Sócio Diretor da Mundo de Projetos, Co-Fundador da Meliva Agilidade e Inovação, Coordenador MBA de Transformação Digital e TI do IPOG e Ex-Presidente do PMI-GO. Possui mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia da informação, gestão de equipes, projetos e processos.
O mundo dos games no Brasil começou verdadeiramente com o Atari. Mas este momento marcou o início da geração gamer no Brasil. Desde os tempos do Atari até a grande era dos eSports, vamos entender como o simples entretenimento virou uma verdadeira cultura das massas.
Nome: Rodrigo Selback
Profissão: Guild Master da Campus Party Brasil
Bio: Rodrigo Selback é Especialista em Ciências do Movimento Humano, Guild Master da Campus Party Brasil, Mentor Executivo da Campus Party Colômbia, Curador da Campus Play, Professor do curso de extensão em em Transformação Digital para RHs da PUC RJ e do curso de extensão em eSports na Universidade de Caxias do Sul, palestrante internacional, único brasileiro convidado a palestrar no Colômbia 4.0 e no 15º Congresso AENOA (Madrid/Espanha). Speaker do South Summit Brasil. Facilitador e orador internacional certificado e Curador de conteúdos da Symplicity Brasil.
Nome: Prof. Sandeco Macedo
Profissão: Embaixador da Campus Party
Bio: Professor e pesquisador em Inteligência Artificial e Data Science pelo Instituto Federal de Goiás - IFG, apresentador no CANAL SANDECO que trata de Inteligência Artificial de forma descomplicada, no YouTube, e tem 14,7 mil inscritos. É um dos embaixadores do Projeto Include.
Nome: Ricardo Queiroz
Profissão: Sem informações
Bio: Head Campus Party Brasil
Nome: Ronaldo Martins da Costa
Profissão: Professor Associado UFG - Líder do Grupo de Pesquisa
Bio: Professor do Instituto de Informática da Universidade federal de Goiás, Brasil, onde lidera um grupo de pesquisa composto de doutorandos, mestrandos e graduandos que desenvolvem pesquisas aplicando Inteligência Artificial predominantemente nas áreas de Medicina e Agricultura. Ele recebeu seu título de Mestre em Ciência da Computação pela UFSCar. Recebeu o título de Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade USP. Realizou um Pós-Doutorado no Stevens Institute of Technology na cidade de Hoboken, New Jersey, USA.
O objetivo dessa palestra é elucidar os estranhos princípios da Mecânica Quântica de forma a aproveitar a informação quântica em processos de criptografia. Usando princípios intrínsecos da matéria é possível criar protocolos mais seguros e ainda detectar a presença de espiões antes mesmo que eles obtenham qualquer informação.O processo de dimensionamento e os profissionais necessário para tornar isso possível são um ótimo ponto de discussão, além das implicações do embate entre Computadores Quânticos VS Criptografia Quântica. Os protocolos existentes e os próximos passos, as barreiras de inovação que ainda precisam ser transpostas, uma palestra informativa com a intenção de atrair os ouvintes a buscarem mais informações sobre essa área tão promissora.
Nome: Laryssa Ferro
Profissão: Estudante e Pesquisadora
Bio: Discente do Curso de Engenharia Física da Universidade Federal de Goiás, também Representante Discente do Curso de Engenharia Física. Atuo na Iniciação Científica desde 2018 no grupo de Óptica Quântica com foco em Criptografia Quântica na área experimental.
Faremos uma mesa redonda composta pela presidente do Núcleo de Robótica Pequi Mecânico, um dos professores do CEIA (Centro de Excelência em Inteligencia Artificial) e um membro da Synkar (Start up de robótica), a fim de discutir o que o tem sido feito no estado de Goiás no campo da robótica. Desta forma, os ouvintes poderão conhecer oportunidades que nosso estado oferece na parte pesquisa, no mercado de trabalho e a participações em competições nacionais e internacionais.
Nome: Nigel Joseph Bandeira
Profissão: Mestre em Ciências da Computação e Pesquisador
Bio: Mestre e Doutorando em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás na área de Visão Computacional, com linha de pesquisa focada em tópicos relacionados à compreensão e modelagem de geometria de múltiplas câmeras, com particular interesse em Odometria Visual e SLAM Visual. É líder de pesquisa na área de robótica na startup Synkar Autonomous e pesquisador no Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA). Entusiasta em visão robótica.
Nome: Dimitria Silveria
Profissão: Estudante e Pesquisadora
Bio: Dimitria é estudante de engenharia elétrica da Universidade Federal de Goiás. Ela é membro do Pequi Mecânico desde 2019, onde desempenha atividades voltadas para controle de caminhada de robôs humanoides. Ela se tornou presidente do núcleo no ano de 2022. Além disso, ela já trabalhou no departamento de robótica da Carnegie Mellon University e atualmente trabalha na empresa Synkar Autonomous, uma startup de robótica brasileira-canadense.
Nome: Dr. Gustavo Teodoro Laureano
Profissão: Professor Doutor e Pesquisador
Bio: Dr. Gustavo T. Laureano é graduado em Engenharia de Computação, com Mestrado e Doutorado pela USP/São Carlos em Visão Computacional no departamento de Engenharia Elétrica. Atualmente é pesquisador e professor no Instituto de Informática/UFG onde coordena projetos de P&D junto ao Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), membro do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação, atuando principalmente na área de Visão Computacional.
Erros de softwares são reais e as as vezes podem sair caros. A melhor forma de evitá-los é ter uma forma de validar o software antes de fazer o deploy. Uma solução simples para desenvolvedores conseguirem reduzir a quantidades de bugs em produção é fazer testes de unidades. No ambiente java existem várias bibliotecas para ajudar na criação de testes unitários, uma delas é o easy mock. Nesta palestra você irá aprender a utilizar as principais features e começar a criar testes de unit mocando os comportamentos de dependências. Ao final, você saberá o caminho a seguir para aplicar testes no processo de desenvolvimento e assim evitar bugs em produção.
Nome: Alex Ferreira
Profissão: Developer Senior
Bio: Goiano formado em Sistemas de Informação e mestre em Ciências da computação. É um usuário ativo na comunidade GOJAVA (comunidade Java de Goiás), lecionou aulas na área de TI, adora um evento de TI, tem uma coleção de camisetas dos eventos e nas horas vagas, já divertiu com projetos desde android até web com React JS.
Apresentação da Rensga Esports, o time que rasgou o livro de regras na criação de conteúdo e se tornou uma das equipes mais queridas e carismáticas do cenário de Esports. Toda a trajetória até ser um dos 10 times do CBLOL.
Nome: Artur Porto Silva
Profissão: Publicitário e criador de conteúdo
Bio: Publicitário e criador de conteúdo. Desde o início um dos criadores de conteúdos da Rensga Esports e hoje Social Media para a maior casa de apostas do Brasil.
Nome: Edmar Júnior
Profissão: Publicitário, comediante stand-up
Bio: Publicitário, trabalho com redes sociais desde 2013. Sou também comediante stand-up e um dos donos do perfil Goiânia Mil Grau, que já teve 500 mil seguidores no Instagram. O humor sempre foi uma maneira que uso para me relacionar com as pessoas, e quando tenho liberdade pra isso, uso também no meu trabalho, como foi na Rensga.
Muitos alunos chegam nos últimos períodos da faculdade com alguns questionamentos: - e agora, como conseguirei meu primeiro emprego?- como está o mercado de TI no Brasil?- por onde devo começar?No nosso encontro conversaremos com a professora universitária Thielle Cathia, com a recém graduada Yanna Caroline (UX) e com o graduando Thiago Magno (DEV) que estão atuando no mercado de trabalho da tecnologia da informação e nos darão dicas para os primeiros passos na TI.
Nome: Thielle Cathia
Profissão: Gerente de Projetos
Bio: Professora universitária especialista em tecnologia da informação, Diretora do projeto social Programa Donizetti, Gerente de Projetos do Estado de Goiás e Catequista.
Nome: Yanna Caroline
Profissão: Mercado de Trabalho na TI
Bio: Graduada em Sistemas de Informação, Analista de sistemas focada em UX, Professora de design Ui e UX
Nome: Thiago Furtado
Profissão: Mercado de Trabalho na TI
Bio: Graduando em Sistemas de Informação e Desenvolvedor Mobile Flutter.
Para se tornar referência no mercado é preciso ir além, se conhecer e compreender como marca. Nessa palestra direcionarei você a sair do tradicional, do post de todo dia, para mostrar a verdadeira profissional que você é!
Nome: Cristal Ávila
Profissão: Especialista em marketing digital e branding,
Bio: Especialista em marketing digital e branding, empreendedora digital, pesquisadora CNPQ e pra completar, holística. Ela acredita que o autoconhecimento é a base para uma marca próspera e une técnicas de gestão, marketing e autoconhecimento em sua metodologia.
Como extraior o melhor que o LinkedIn pode te oferecer
Nome: Roberto Alves Filho
Profissão: Especialista em Segurança da Informação
Bio: Movido pela curiosidade e inspirado pelo conhecimento, Roberto é Consultor de Segurança da Informação e Piloto de Avião. Atua profissionalmente na área de TI desde 2013, onde tem ajudado a proteger ambientes críticos e de alta complexidade. É Community Manager da CyberSec League, onde também orienta e mentora pessoas que estão iniciando suas atividades na área de Cibersegurança.
Uma palestra ensinando como desenvolver e apresentar um Pitch que vai vender o melhor da sua ideia, a intenção é direcionar futuros empreendedores na construção de apresentações de Pitch.
Nome: Rafael Magalhães
Profissão: Agente de Inovação.
Bio: Bacharel em Administração pelo UNIPAM. Trabalhou na ASCENDER, colaborando na estruturação do oCEANo. Por 2 anos, foi agente de inovação do programa Minas Digital, auxiliando o ecossistema de startups. Atualmente, é Agente de Inovação na Woli Ventures, atuando no desenvolvimento das startups do portfólio, além de realizar monitoramento estratégico de métricas. É membro fundador da Comunidade BUS, em Patos de Minas. Atuou como mentor de maratonas, como SW e Game Jam+. Colaborou na organização de eventos como FINIT, SW, CPMG 3 e Hack a City BH.
Entendendo o ambiente
Nome: Casemonstro
Profissão: Embaixador Campus Party
Bio: Campuseiro desde 2008, trabalha com metodologias educacionais inovadores desde 93. Criador da Casemonstro Robotica Educacional, Embaixador da Campus Party Brasil, já realizou entre palestras e oficinas de robotica, para mais de 20 mil pessoas em 2 paises.
Um perfil bem estabelecido no LinkedIn pode ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho ou novas oportunidades de carreira, principalmente se o profissional souber explorar palavras-chave e todas as ferramentas que a plataforma oferece.
Nome: Loryane Lanne
Profissão: Ux designer, Graduanda em gestão de startups e influenciadora digital
Bio: Sou mãe, ux designer, graduanda em gestão de startups, empreendedora e influenciadora digital. Há 7 anos trabalhos marketing, mídias sociais e crescimento digital. Criar soluções para problemas é meu hobby!
Dissertação sobre os efeitos que a integração narrativa nas mecânicas de um jogo podem ter na experiência do jogador analisando casos de sucesso
Nome: Gabriel Cian Seixo de Brito
Profissão: Game Designer e Palestrante
Bio: Palestrante Miniworkshop de jogos na Faculdade Cambury e na Semana de Intregação na UFG; 2º na Bizzart Gamejam como Game Designer no jogo Red Room; Palestrante no Workshop de Desenvolvimento de jogos nos eventos Game GO e Super Game Fest, na UEG e na UFG.
Desde a antiguidade o espaço se tornou um dos maiores desejos de alcance do homem, sendo a primeira vez acessado na guerra fria, e desde então as tecnologias espaciais estão no cotidiano na população e pouco se fala dessas tecnologias do dia-a-dia que vem do setor. O setor espacial parece inalcançável para muitos mas está na câmera do celular, compressão de vídeo, comida de bebes, máquinas de exercício da academia, velcro, tang, teflon. A palestra quer mostrar porque investir milhões no setor espacial reflete na população e que o uso pacífico do espaço está mais acessível e é usado hoje com objetivos comerciais, educacionais, artísticos, científicos e turístico.
Nome: Victor Baptista
Profissão: Diretor de Operações na empresa Idea Space
Bio: É fundador de duas startups do setor espacial e atualmente atua como Diretor de Operações na empresa Idea Space, uma startup espacial que visa levar o espaço e suas tecnologias para a sala de aula por meio de uma metodologia inovador. Trabalhou na Agência Espacial Brasileira na Diretoria de Inteligência Estratégica e Novos Negócios na qual foi responsável por projetos educacionais e também em projetos de promoção da indústria espacial brasileira. É engenheiro espacial com foco na formação de hubs em países emergentes e busca fortalecer projetos de Hubs na América Latina.
A diferença meteorológica entre centros urbanos e regiões periféricas é algo recorrente. Em particular, esta situação acontece, por exemplo, ao comparar o campus samambaia e outras regiões da cidade, quando uma pode estar ensolarada e a outra com chuva. O objetivo principal deste trabalho foi a elaboração de uma estação meteorológica constituída de materiais de baixo custo que fornecesse as aferições de seus sensores em tempo real em uma plataforma web de acesso livre, de maneira que pudesse informar aos usuários como está o tempo no campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás no momento do acesso. O intuito deste trabalho foi criar uma solução no contexto de cidades inteligentes e internet das coisas. O projeto foi desenvolvido com base na plataforma Arduino acoplando a ela sensores que medem variáveis meteorológicas, com termômetro, higrômetro e sensor de chuva. A estação possui conexão à internet e a um banco de dados onde os registros são armazenados. Como resultado, tem-se a elaboração e entrega de um protótipo componente de software inovador baseado em aplicação IoT para percepção em tempo real de condições meteorológicas no ambiente onde está instalado.
Nome: Joshua Kiko Abbate
Profissão: Estudante e Desenvolvedor
Bio: Técnico em informática pelo Instituto Federal da Bahia, atualmente desenvolvedor web .Net e estudante do curso de bacharelado em Sistemas de Informação da UFG, sendo já sido monitor de disciplinas como algoritmos e estrutura de dados e interação humano computador, além de ter recebido prêmios como aluno destaque do curso e o de vencedor da 6ª olimpíada de empreendedorismo universitário do estado.
Esta palestra destina-se a apresentar as diferentes carreiras na área de dados e como as soft skills, ou habilidades não técnicas, são necessárias e podem fazer toda a diferença nesta area.
Nome: Otávio Calaça Xavier
Profissão: Senior Software Architect
Bio: Otávio possui mais de 15 anos de experiência na área de desenvolvimento de software. Já palestrou em mais de 100 eventos nacionais e internacionais e atuou como consultor nas áreas de Arquitetura de Software, DevOps, Data Science e Machine Learning. Atualmente é professor universitário na Universidade Federal de Goiás e no Instituto Federal de Goiás, doutorando em Inteligência Artificial e membro fundador das comunidades Deep Learning Brasil e Data Train.
Palestra sobre os projetos desenvolvidos no Laboratório de Robótica Livre Educacional do Instituto Federal de Goiás do Câmpus Goiânia criado em 2014. É um laboratório Maker montado dentro do IFG Câmpus Goiânia para proporcionar aos alunos dos cursos Técnicos e Engenharias a transformação de teoria em prática. É um ambiente Maker para que criações e ideias possam ser construídas de forma rápida e barata com lixo eletrônico: Robôs, Drones, Impressoras 3D, aplicativos e outros projetos Makers. Neste espaço, incentivamos a Liberdade de criação, Inovação, compartilhamento de projetos e Trabalho em equipe.
Nome: Fábio Marques
Profissão: Fundador do Grupo de Robótica GynBot
Bio: Professor de Engenharia Elétrica, Telecomunicações e Eletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Mestre em Engenharia Elétrica e Computação (UFG). Graduado em Telecomunicações(CEFET-GO). Técnico em Telecomunicações(ETFG). Fundador do Grupo de Robótica Livre Educacional GynBot. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações: Roteamento e Engenharia de Tráfego, Cibersegurança/Segurança da Informação, Redes Elétricas Inteligentes, Teoria da Informação, Hardware Livre e Software Livre.
Palestra sobre os arquétipos de marca. Podendo também ser uma atividade que ajude as pessoas a escolherem qual arquétipo usar na sua empresa/marca.
Nome: Thais Dourado Rabelo
Profissão: Designer Gráfico
Bio: Olá, eu sou a Thaís Dourado, designer gráfica por formação, com pós em mídias interativas e design estratégico também pela UFG. Empreendedora há 7 anos no Studio Joie Design. Crio sistemas de identidade visual e ajudo empresas a sobressaírem através do design e gestão de marcas.
Demonstrar as macro atividades relacionadas a Segurança da Informação na construção do Programa de Governança de Privacidade, para atendimento da LGPD.
Nome: Frederico Coelho
Profissão: Auditor e Implementador Líder de Segurança da Informação e Privacidade
Bio: Auditor e Implementador Líder de Segurança da Informação e Privacidade, professor de disciplinas relacionadas a Cibersegurança Pós Graduações de Direito Digital e Security Officer, Instrutor oficial EXIN e PECB para formar DPOs, auditores e implementadores líderes das Normas ISO/IEC 27001 e 27701. Founder da FAC Tecnologia.
Como podemos facilitar o financiamento bancário de sistemas de energia solar para gerar maior impacto ambiental e sócio econômico na nossa sociedade
Nome: Paulo Dornelles
Profissão: Empresário
Bio: 20 anos de experiência em gestão de sistemas complexos para Industria. Co-Founder da Startup SolarBot Founder e CEO da Startup Soltech, Empresário.
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é algo comum na geração vigente, representando assim uma barreira para muitos tanto no trabalho como no cotidiano, e a experiência de Jogar representa uma uma facilidade extremamente maior em relação a outras atividades, proporcionando assim, uma quebra nos padrões pedagógicos que estamos acostumados. A proposta apresenta como objetivos mostrar a importância dos Jogos na sociedade atual, e mostrar como a comunidade acadêmica recebe e percebe esse estímulo, e como poderia ser utilizado por todos.
Nome: Stephanie Abreu
Profissão: Estudante, Narradora e Palestrante
Bio: Stephanie Abreu Braz é estudante de Farmácia pela Universidade de Brasília, possui experiências narrando RPGs desde 2017. Começou em eventos dedicados ao tema, seus jogos tomaram certa notoriedade por ser a única mulher narrando. É co-criadora de um grupo só de mulheres voltado para o hobbie. Já deu palestras e oficinas sobre a criação de partidas de RPG em eventos como “Janeiro Geek” no SESC 504 sul e no “ Joga Brasília” no Espaço Cultural Renato Russo em 2019. Tem participação em Podcasts dentro da comunidade de Brasília como o “D30 RPG” e o “Green Peanuts Tavern”
Space Debris ou Detritos Espaciais sempre fizeram parte dos debates do setor espacial no mundo. Neste ano, inúmeros acontecimentos de Space Debris no Brasil já foram noticiados. Nesta palestra, serão abordados os seguintes tópicos: o conceito de Space Debris, a ameaça que estes provocam no Espaço e na Terra, formas de rastreio e o por que de tantos detritos terem caído no Brasil em 2022.
Nome: Luis Fellipe Alves
Profissão: Engenheiro Aeroespacial em formação
Bio: Estudante de Engenharia Aeroespacial na Universidade de Brasília, foi vice-presidente da empresa júnior da UnB, Zenit Aerospace, no ano de 2020. Em 2021, como sócio do Ideia Space, participou do International Astronautical Congress, em Dubai, trabalhando na busca de parcerias e investimentos. Atualmente, estagia no Gabinete da Presidência da Agência Espacial Brasileira.
Em 2010 o mundo foi pego de surpresa com a detecção de um malware cuja complexidade era inédita, o Stuxnet. Várias equipes ao redor do globo se dedicaram a compreender do que se tratava o malware e quais eram os seus objetivos. Hoje sabemos que o código tinha como finalidade destruir as usinas de enriquecimento de urânio iranianas. Para cumprir o seu propósito era necessário infectar controladoras industriais e utilizá-las para destruir as centrífugas responsáveis pelo enriquecimento de urânio. Por se tratarem de dispositivos constantemente monitorados, os invasores precisavam ocultar todos os traços da infecção e trabalha metodicamente sabotando o funcionamento das centrífugas, ao mesmo tempo que forjavam dados válidos para os operadores da planta industrial. Estipula-se que o trabalho necessário para desenvolver o worm requereu o trabalho de 50 engenheiros de software por cerca de um ano de trabalho. A apresentação descreverá as principais características do ataque original. Ao final será apresentado um ataque simulado realizado durante BHack Conference. Um sistema simulado com dispositivos reais foi submetido a testes e o palestrante conseguiu infectar a rede industrial. O ataque realizado conseguiu reproduzir uma série de características únicas do Stuxnet, sendo assim uma ótima forma de demonstrar o funcionamento básico do malware.
Nome: João Moreno Falcão
Profissão: Pentester
Bio: É especialista em sistemas IoT e industriais. Pesquisa na área de cibersegurança desde 2013, atendendo a eventos da área, palestrando e por meio de pesquisa em laboratório. Realizou recuperações de desastres de grandes empresas durante incidentes de segurança. É participante do Grupo IoTCSLAC, um grupo de trabalho latino-americano focado em cibersegurança de dispositivos IoT. Atua em Governança da Internet desde 2017 e já participou de 4 Fóruns de Governança da Internet globais e 2 nacionais. Também é vice presidente do capítulo de jovens da Internet Society global.
Foi criado um protótipo usando a ferramenta balsamiq, de um jogo educativo de matemática com intuito de ensinar de forma divertida.
Nome: Geraldo Avelino Gomes Filho
Profissão: Professor da rede estadual de Goiás
Bio: Professor da rede estadual de Goiás desde 2014. Sou formado pela Universidade Federal de Goiás em Geografia. Adoro tecnologias.
Seu MVP mais rápido do que você pensa. Veremos uma ferramenta que vai auxiliar você a testar seu app sem muito desenvolvimento.
Nome: Thiago Augusto
Profissão: Arquiteto de Soluções Digitais
Bio: Sou Thiago Augusto, Arquiteto de Soluções Digitais. Graduado em Desenvolvimento de Sistemas para Internet, e Pós Graduado em Desenvolvimento de Interfaces Ricas. Atuo em soluções digitais com enfase no desenvolvimento de software e na arquitetura da Informação/UX/Interface Homem máquina.
Vamos discutir quais competências a educação básica precisa desenvolver nos estudantes para que eles deixem de ser meros espectadores e se tornem os protagonistas da atual revolução tecnológica, liderando através dela o desenvolvimento social. Iremos refletir sobre as competências técnicas e comportamentais que o profissional de tecnologia da informação precisa adquirir para construir uma trajetória bem sucedida com atuação de alto impacto na sociedade e como o nosso modelo educacional precisa mudar para tornar isto possível.
Nome: Danielle Almeida Gomes Carvalho
Profissão: Especialista em Inteligência Artificial
Bio: Pesquisadora em Visão Computacional, Assistente de Aluno no IFG Goiânia e Líder de Tecnologia e Inovação na Aeri Drones. Há 11 anos vivenciando o IFG e a Tecnologia da Informação entre curso técnico, graduação, superior e pós-graduação, observadora do mundo e questionadora do status-quo.
O projeto Meninas Digitais no Cerrado foi criado em 2016 e tem como objetivo empoderar e incentivar meninas e mulheres presentes em cursos de tecnologia do Campus Ceres do IF Goiano a seguirem carreira na área de tecnologia. Desde então o projeto realiza diversas ações dentro da instituição como palestras, minicursos e eventos, além de estar presente no tripé ensino, pesquisa e extensão. Portanto a apresentação se constitui em apresentar o projeto e seus resultados durante esses cinco anos de execução.
Nome: Letícia Camargo
Profissão: Técnico em Informática e acadêmica em Sistemas de Informação
Bio: Membro e fruto do projeto Meninas Digitais no Cerrado, sou formada em Técnico em Informática e acadêmica em Sistemas de Informação pelo IF Goiano - Campus Ceres. Atualmente sou estagiária na Aliare em Goiânia e pesquisadora na área de gênero e tecnologia.
Mostrar o objetivo da área de Customer Success O que é fundamental em Customer Success Como fidelizar clientes com as técnicas de CSChurn, cross selling e up sellingComo um CSM pode agregar no aumento de lucratividade das empresas
Nome: Viviane Candida
Profissão: Coordenadora de CS
Bio: Viviane Bezerra, Coordenadora de CS na TOTVS Torre V&D (time de 11 pessoas), Experiência em Atendimento e relacionamento há mais de 15 anos, formada em adm e pós-graduação em gestão de pessoas (em andamento), especialista em criação de área de CS.
A ideia seria apresentar um processo de seleção robusto de implantação, estabilização e primeiros passos de um e-commerce B2B e sua estabilização baseado num caso prático da www.realdec.com.br o qual sou Head de Canal Digital.
Nome: Andre Maciel
Profissão: Head de Digital Commerce e Inovação
Bio: Meus trabalhos mais recentes como executivo e consultor se estende em vários programas de transformação plurianuais, incluindo reestruturação e recuperação, criação de valor e transformações digitais. Meus trabalhos com clientes abrange desde a estratégia de crescimento/inovação e programas de construção de negócios até transformações funcionais de negócios em marketing, vendas, gestão, digital e operações.
Como promover mudanças no last mile de foods e goods através de tecnologia, cultura aplicada aos entregadores parceiros e escalabilidade no sistema de entregas através de HUBS logísticos, localizados dentro de Shoppings Centers.
Nome: Felipe Criniti
Profissão: Empreendedor
Bio: Felipe, empreende há mais de 10 anos na área de tecnologia. Em 2016, idealizou e fundou a Box Delivery. A ideia surgiu depois que o empresário administrou uma pizzaria de bairro e reconheceu a dificuldade de estruturar um delivery sem entregadores fixos. A proposta da Box é unir experiência logística com expertise tecnológica. Além da Box Delivery, Criniti co-fundou outras duas startups: a KeyCar e a Machine Air.
A equipe de negócios tem um papel fundamental em todas startups, e antes de iniciar qualquer features é preciso alinhar a equipe para construir o produto na direção correta. Utilizando recursos que temos para uma entrega de valor. Um dos métodos que encontrei foi o Lean Inception. Lean Inception é o nome dado ao workshop colaborativo para alinhar um grupo de pessoas sobre o produto mínimo viável a ser construído. Nesse bate papo vou direciona-los de como fazer, para ter entregáveis de valor nas startups.
Nome: Lorena Gonçalves
Profissão: Business Analyst
Bio: Especialista em Agro, trabalho com tecnologia para o Agronegócio a mais de 6 anos. Hoje trabalho como Business Analyst no Hub conexa onde auxilio startups a escalarem seus produtos, Creator e embaixadora na primeira big tech agro do pais Aliare e agente de comunidade no Hub InovAtiva. Apaixonada por criatividade, inovação e pelo ecossistema.
Já imaginou poder construir uma configuração de sistema operacional inteira e poder enviar isso para alguém em um arquivo .zip ou em um repositório no GitHub? Essa realidade agora é totalmente possível com o NixOS, um sistema operacional baseado em Linux e no gerenciador de pacotes Nix que permite uma configuração totalmente declarativa. Chega de problemas de incompatibilidade com programas no sistema, já que com o NixOS, arquivos de configuração idênticos implicam que o sistema operacional e os programas que nele estão instalados serão idênticos também! Neste workshop você vai ter a oportunidade de entender o funcionamento do Nix e do NixOS, bem como ver na prática como utilizar essas ferramentas e construir ambientes de desenvolvimento totalmente replicáveis.
Nome: Adriano Pereira Junior
Profissão: SRE @ Rocketseat
Bio: Atualmente trabalhando com SRE (engenharia de confiabilidade de sites) na Rocketseat, é estudante de Engenharia de Computação na UTFPR - Campus Cornélio Procópio e já encontrou diversas falhas de segurança em serviços como o GitHub. Iniciou seus estudos na área de tecnologia aos 12 anos com o intuito de criar plugins para o jogo Minecraft.
Workshop de criação de Pitch, apresentações rápidas de startups. Engloba desde questões de oratória e postura à agenda de tópicos (pitch deck) que deve ser abordada.
Nome: Guilherme Alves
Profissão: Cofundador do Reef Coworking
Bio: Professor, Empreendedor, Palestrante e Consultor. Cofundador do Reef Coworking e da empresa de consultoria i2b inovação para negócios. Professor Universitário em Programas de Graduação e Pós-graduação. Mentor de Negócios no Porto Social e do Inovativa Brasil, Além de facilitador do Programa Mind The Biz do Porto Digital. Doutor em Ciência da Informação pela UFPE. Já Ministrou palestras em 12 estados brasileiros e consultorias em mais de 300 empresas, muitas delas como consultor credenciado do Sebrae.
A oficina traz dispositivos inteligentes para explorar o mundo da internet das coisas abordando soluções práticas do cotidiano para automação residencial. Desde a integração da assistente virtual Alexa com sensores e lâmpadas inteligentes até a instalação de câmeras de segurança integradas. Tudo isto realizado de maneira prática e através do smartphone.
Nome: Victor Benhur
Profissão: Engenheiro Eletricista
Bio: Empreendedor, professor, especialista em robótica e automação com atuação na indústria. Fascinado por inovação, se dedica desde 2010 ao desenvolvimento de novas tecnologias de impacto na educação e acessibilidade.
Nome: Alexandra Cemin
Profissão: Licenciada em Matemática e Física
Bio: Especialista em psicopedagogia e gestão organizacional, mestre em educação e possui doutorado pela Universidade de Caxias do Sul, em Ciências e Engenharia de Materiais. Atualmente é Diretora do Colégio PolyUni em Caxias do Sul, fundadora e CEO da CONNEPT, coordenadora do curso de graduação em licenciatura em matemática e assessora pedagógica na UNIFTEC, também coordena os Projetos Sociais da Universidade. Faz parte do Projeto Include, onde coordena os laboratórios no Rio Grande do Sul e ministra treinamento para facilitadores e monitores, no Programa de Formação Continuada do Instituto Campus Party.
Nome: Lucas Rodrigues
Profissão: Sem informações
Bio: Graduando em matemática na UnB e professor de robótica.
Compartilhamento de experiências vivenciadas em sala de aula com alguns games comerciais e suas possibilidades para a interdisciplinaridade com Ciências da Natureza.
Nome: Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz
Profissão: Professora de Química
Bio: Mestre em "Educação em Ciências e Matemática". Licenciada em Química. Licenciada em Teatro. Atualmente é professora de Química. Professora nos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Gestão Ambiental, Agronomia e Pedagogia. Tem experiência na área de Química e Ciências, com ênfase em: Ensino de Química e Ciências, Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química e Ciências, Histórias em Quadrinhos no Ensino de Química e Ciências, Personificação Didática. Autora do livro: "Em uma galáxia não tão distante... Química, Ludicidade e Quadrinhos" pela Editora Appris.
Como aplicar a transformação data-driven em setores inteiros – como Varejo, Hotelaria, Transporte e Saúde – por meio de soluções de Big Data, Inteligência Artificial, Analytics, CDP, Aprendizado de Máquina, Business Intelligence, entre outras. Nossos softwares podem potencializar a lucratividade das empresas e aumentar a satisfação de seus clientes.
Nome: Eduardo Daltro
Profissão: Diretor Executivo e Comercial
Bio: Baiano, graduado em ADM na UFBA, com passagem pela Essex University, na Inglaterra, hoje é ?Diretor Executivo e Comercial na Zoox Smart Data.? Daltro foi sócio fundador do Grupo Esfera, com 5 negócios e 140 funcionários no quadro, e participou da fundação e liderança de vários grupos empresariais em prol do empreendedorismo no Brasil.? Há quase 10 anos em São Paulo, atuou na Thomson Reuters com Riscos e liderou o desenvolvimento regional da Gympass no estado. Agora na Zoox, lidera o desafio de transformar o mercado de dados, modelos preditivos e analytics em valor para clientes.
Segundo um estudo realizado pela empresa de treinamento e desenvolvimento InsideOut Development, 72% dos estudantes do ensino médio querem montar suas próprias empresas um dia e 61% esperam iniciar assim que saírem da faculdade. Mas…qual o caminho? Como esses jovens podem realmente ingressar na vida Empreendedora e implementar o seu negócio de impacto na sociedade? A atividade será facilitada por Anna Aragão, uma jovem empreendedora no ramo educacional de 21 anos do Rio de Janeiro, que abordará o tema narrando um pouco da sua trajetória empreendedora. Falaremos sobre as dificuldades enfrentadas pelos jovens ao começarem suas carreiras empreendedoras e como conseguimos passar por esses obstáculos para alcançar um lugar de fala a fim de promover o protagonismo juvenil empreendedor.
Nome: Anna Aragão
Profissão: Fundadora & CEO da BEES Global
Bio: CEO e Fundadora da BEES Global, startup na área de educação que busca possibilitar ferramentas para o ensino dinâmico de empreendedorismo e inovação por meio de uma trilha de desenvolvimento prática, voltada para a solução de desafios reais de mercado, com foco em Negócios, Economia, Empreendedorismo e Sustentabilidade. TOP 50 Global Student Prize "Nobel do Estudante". Mentora no Inovenow, Conselheira da Enactus Cefet/RJ, Liderança da Comunidade de Inovação Arariboia Valley. Realização do Intercâmbio de Liderança em Bagdá e Curso de Verão em Economia FGV.
Na palestra conto como surgiu o competitivo nos jogos, cito como funciona um cenário E-sports e mostro como funciona 5 cenários de jogos em que o competitivo não tem muita visibilidade, mas possui grandes premiações e fanbase engajada.
Nome: Gustavo Henrique Maciel
Profissão: Jogador profissional de Pokémon Unite
Bio: Estudante de ADS, adestrador de cães, jogador profissional de Pokémon Unite e nerd nas horas vagas.
O mundo muda, se reinventa, moderniza e expande conceitos o tempo todo. A nova Revolução Industrial, hoje é chamada de indústria 4.0, que utiliza conceitos em inteligência artificial, big data, armazenamento em nuvens, robótica e outras ferramentas oriundas da tecnologia, que exigem um novo comportamento por parte dos profissionais. É preciso, portanto, transformar-se em um profissional 4.0 para fazer parte desse contexto. Uma vez que o trabalho foi totalmente afetado pela tecnologia, é preciso mão de obra qualificada para lidar com essa realidade. E com a evolução do mercado 4.0, todos nós precisamos nos tornar disruptivos para conseguir acompanhar o boom da tecnologia e a evolução gigantesca deste mercado. E como ser uma pessoa Disruptiva? A disrupção está presente em desafiar os padrões e expectativas alheias e não se conformar com o que te frustra. A mentalidade disruptiva pode fazer parte do seu processo de desenvolvimento pessoal e te ajudar a se tornar o protagonista da sua vida e da sua história. Criar soluções inovadoras para seus problemas e desafios, aproveitar oportunidades de crescimento e evolução e agir de forma proativa em determinadas situações são atitudes que fazem parte da vida de uma pessoa disruptiva. No decorrer da Palestra você descobrirá mais e aprenderá como SER DISRUPTIVO, PARA SER ÚNICO.
Nome: Gabriel Bezerra
Profissão: Sem informações
Bio: Sócio Fundador da Cartão Tech, Linktech, QR Maker, criador do Podcast Disruptivo e Diretor de Tecnologia da ACEG. Além de ser mentor, é referência em estratégias digitais.
Palestra sobre o assunto os benefícios do esport na vida pessoal e profissional sendo abordado através do ponto de vista vivenciado, estudado e aprendido em 3 anos como presidente e coach de e-sports em uma das universidades mais renomeadas do país.
Nome: Danilo Dias Costa
Profissão: Pioneiro do cenário de Esport universitário
Bio: Graduado em Engenharia de Computação pela PUC Goiás, entusiasta e amante de E-Sports. Pioneiro no cenário de Esport universitário ajudando na criação de novos times universitários e fomentação do universo dos jogos pelo Brasil. Primeiro aluno da PUC Goiás a desenvolver um projeto de esport na voltado para a universidade com time e campeonatos.
Tendências de carreira digital. Novas e polêmicas dinâmicas de trabalho.
Nome: Karina Pimentel
Profissão: CEO Believe Consultoria e Soluções em Gestão
Bio: CoFounder Vitazure, Diretora da ABRH Brasil, Coord de Pós Graduação no Instituto Projeção
Peter Drucker já dizia que INOVAR é fazer com que o seu cliente tenha uma percepção de valor diferente do seu produto ou serviço. Nesta palestra, vamos explicar de maneira fácil e bem humorada como os conceitos de vendas, marketing, comunicação, empreendedorismo e inovação podem ser aplicadas no seu dia a dia, mostrando como até um \"xaveco\" pode dar certo se você entender as necessidades do seu \"público alvo\".
Nome: Daniel Takaki
Profissão: Ambientalista e Empreendedor
Bio: Ambientalista, empreendedor por necessidade e "garçom" nas horas vagas. Fiz minha carreira em uma holding familiar com empresas nas áreas de gastronomia, turismo, comunicação e eventos. Hoje, atuo coordenando projetos de inovação, empreendedorismo e geração de renda em diversas partes do país atendendo empresas e governos.
Robótica educacional é um ramo de conhecimento muito discutido na atualidade como ferramenta de ensino. Ao longo das avaliações executadas com os discentes de 9º ano de ensino fundamental regular em uma unidade escolar de tempo integral, em anos anteriores ao ano letivo de 2019, os docentes, em especial os de Ciência da Natureza e Matemática, identificaram dúvidas e dificuldades crônicas no que concerne ao raciocínio lógico. Desenvolver métodos que pudessem corroborar com a melhoria desse déficit tornou-se a propulsão pela pesquisa cujo objetivo foi desenvolver abordagem interdisciplinar da matemática utilizando robótica educacional. A pesquisa é de cunho quantitativo. A população foi composta por 70 alunos de 9º ano devidamente matriculados em uma escola de tempo integral da cidade de Uruaçu-GO no ano letivo de 2019. O critério de inclusão foi estar devidamente matriculado na instituição e cursar a disciplina de matemática. As atividades foram sempre realizadas no espaço escolar em horário de aula. Os resultados foram mensurados por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (SAEGO) do ano letivo de 2019 comparando com ano imediatamente anterior. Onde obteve-se 283 pontos na prova Saeb enquanto no ano de 2017 a pontuação na disciplina de matemática havia sido de 272 pontos. Já o desempenho na prova SAEGO o ano de 2019 registrou 284 pontos; enquanto 2018 a pontuação em matemática havia sido de 272 pontos. Consideramos, portanto, que o projeto de robótica auxiliou de modo significativo o desempenho na disciplina.
Nome: Leandro Garcia Ribeiro
Profissão: Professor da Rede Estadual de Educação
Bio: Graduado em Matemática e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Professor da Rede Estadual de Educação, lotado no CEPI Polivalente na cidade de Uruaçu (GO).
Com a chegada do NextJs tivemos suporte à diversas ferramentas que foram supridas do React, como SEO, SSR e etc. Nessa talk iremos entender as principais diferenças entre os dois, destacar vantagens e desvantagens e o que deve ser levado em conta para cada tipo de aplicação.
Nome: Larissa Santos de Azevedo
Profissão: Front-end sênior na Sami Saúde
Bio: Front-end sênior na Sami Saúde, formada em Jogos Digitais, com experiência em React, React Native, Javascript, jogos na Unity e Game Maker Studio, staff e mentora em Game Jams, criadora de conteúdos digitais e co-organizadora da comunidade Unicorn Tech. Apaixonada por falar sobre front-end, performance, acessibilidade e carreira.
Com a evolução tecnológica, as ferramentas digitais tem sido cada vez mais utilizadas em vários tipos de ambientes e, agora, no metaverso - tecnologia de realidade virtual compartilhada na qual é possível recriar experiências físicas em um ambiente digital e coletivo multiplataforma. Sendo assim, esta palestra tem como principal objetivo mostrar as diversas formas e tecnologias para imersão no metaversa, sob o contexto educacional, a fim de potencializar e revolucionar as ferramentas e experiências inerentes ao processo de aprendizagem.
Nome: Cleber Soares
Profissão: Pesquisador e Analista de Segurança da Informação
Bio: Entusiasta e Pesquisador em Segurança da Informação, adepto da cultura do Software Livre. Atuante na área de Tecnologia da Informação há mais de 20 anos, com especialização em Ethical Hacking e Cybersecurity. Atua como Analista de Segurança da Informação e Perito em Computação Forense ad-hoc. Líder do Capítulo OWASP Belém. Palestrante e Autor regular das revistas na Hacker Culture, eForensics e Hackin9 Magazine.kin9 Magazine.
A palestra tem como objetivo apresentar os conceitos da programação low-code, suas vantagens, principais plataformas, mercado atual e tendências. Também iremos apontar os caminhos para quem deseja iniciar seus estudos e em pouco tempo aproveitar as oportunidades desenvolvendo software de maneira profissional nesse mercado em alta.
Nome: Thiago Wenceslau
Profissão: Head Of Technology| Low-Code Specialist
Bio: Meu nome é Thiago Wenceslau e auto no mercado de software desde 2000 quando fui contratado pela primeira vez como programador web em um provedor de internet. Desde o início da profissão até os dias atuais acompanhei toda a evolução do mercado e passei por grandes projetos e várias empresas em diversas regiões do país. Iniciei como programador C para aplicações web e com a evolução atuei com ASP Clássico, VB6, PHP, .NET Framework C#/VB.NET e em conjunto fui evoluindo nos conceitos de arquitetura de software, design parterns, melhores práticas entre outros.
O uso da Inteligência Artificial tem revolucionado os negócios, em especial, no planejamento e nas estratégias de marketing. Neste sentido, conhecer as ferramentas e aplicações se torna um diferencial para os profissionais de marketing. Porém, as estratégias de Inteligência Artificial sem um alinhamento com o propósito da marca, não tem gerado valor para empresas. Por isso, por meio do painel \"Inteligência Artificial e Propósito: Aplicações no Marketing\" vamos discutir como a união entre estratégias de Inteligência Artificial e Branding tem revolucionado os negócios.
Nome: Ricardo Limongi
Profissão: Professor de Marketing na UFG
Bio: Doutor em Administração na linha de Estratégias de Marketing pela EAESP/FGV, com estágio doutoral na Cornell University. Pós doutorado em Economia Comportamental aplicada ao Marketing pela UnB e Pós doutorado em Machine Learning aplicado ao Marketing pela UFRGS. Professor Efetivo na Universidade Federal de Goiás (UFG) e no Programa de Pós Graduação em Administração. Professor Visitante na Universidade Santiago do Chile (USACH). Possui formação complementar em Estatística Espacial, Data Science e Machine Learning.
Nome: Ciro Rocha
Profissão: Sócio Fundador e CEO da Enredo Brand Innovation
Bio: Administrador com extensão em Strategic Marketing pela HEC Management School (ULg, Bélgica), MBA em Marketing (FGV), especialista em Branding (Insper) e Design Thinker. Professor de MBA (Universidade Federal de Goiás), Diretor da ABEDESIGN, ex-Presidente do Comitê de Marketing da AMCHAM e Conselheiro da ACIEG. Já foi Jurado de alguns dos maiores prêmios de Criatividade e Inovação do mundo, dentre eles o El Ojo de Iberoamerica (Argentina), Lisbon Ad Festival (Lisboa), do Lusófonos da Criatividade (Lisboa), FePI (Argentina) e ABRE (Brasil).
O objetivo dessa oficina é trabalhar a construção do Eevo, bem como entender as mecânicas envolvidas no processo. Feito em MDF, pré cortado, os participantes irão colar as partes, dar a forma ao robô e compreender alguns de seus funcionamentos, bem como adicionar alguns eletrônicos ao projeto.
Nome: Maíla Aguiar Souza
Profissão: Técnica em Eletrotécnica
Bio: 22 anos, Roboticista e discente de Engenharia Mecatrônica.
Nome: Alexandra Cemin
Profissão: Licenciada em Matemática e Física
Bio: Especialista em psicopedagogia e gestão organizacional, mestre em educação e possui doutorado pela Universidade de Caxias do Sul, em Ciências e Engenharia de Materiais. Atualmente é Diretora do Colégio PolyUni em Caxias do Sul, fundadora e CEO da CONNEPT, coordenadora do curso de graduação em licenciatura em matemática e assessora pedagógica na UNIFTEC, também coordena os Projetos Sociais da Universidade. Faz parte do Projeto Include, onde coordena os laboratórios no Rio Grande do Sul e ministra treinamento para facilitadores e monitores, no Programa de Formação Continuada do Instituto Campus Party.
Muitos profissionais de TI se perguntam: “é possível ter destaque mesmo no início da carreira?” Nesse bate papo vamos mostrar como conseguir se destacar em todas as fases da carreira em TI.
Nome: Bruno "Javaman" Souza
Profissão: Líder do SoulJava
Bio: Desde 1995, Bruno ajuda desenvolvedores a crescer na carreira e trabalhar nos melhores projetos e em times de excelência. Evangelista Java na ToolsCloud e líder do SouJava, Bruno discute desenvolvimento, tecnologia e carreira no seu projeto https://code4.life.
Nome: Paulo Boccaletti
Profissão: Coordenador de Eventos de TI
Bio: Resolvedor de problemas na Ambev Tech e Coordenador nos maiores eventos de TI do Brasil, como The Developers Conference, Campus Party, Jornada Summit e Cloud Conference Day. Utilizo Gestão Ágil para obtenção de times de alta performance e ajudo profissionais de TI a evoluírem em suas carreiras.
Esta palestra visa analisar o referencial matemático aplicado à jogabilidade dos eSports, com enfâse no league of legends e como o jogo pode ser utilizado como ferramenta especificamente na matemática, e como as escolas podem se preparar para sua utilização, analisando pontos da educação pública e privada.
Nome: Rafaela de Castro Bueno
Profissão: Fundadora da comunidade colchão furado gaming
Bio: Graduanda de matemática na ufg, professora de matemática e robótica educacional com foco em tecnologias alternativas e historicidade matemática, ex coach de cs, analista de desempenho estatístico de jogos e esportes eletrônicos com foco em dados competitivos, líder e fundadora da comunidade colchão furado gaming
Um sistema capaz de proporcionar a versatilidade que o seu negócio precisa com alto nível de desenvolvimento e o menor custo possível. Onboarding simples e ágil: estoques e preços 100% integrados apoiando a transformação digital dos lojistas. Conheça o case de como a Alsotech, através da Hubsell, obteve agilidade necessária para implantar com sucesso operações complexas em seus shoppings em tempo recorde!
Nome: Dannyel Filgueiras
Profissão: Sócio fundador da Hubsell
Bio: Atua no segmento e-commerce e tecnologia desde 2001. Em sua carreira corporativa participou da construção da maior perfumaria on-line da América Latina (Sack’s), adquirida por Sephora, um dos mais bem sucedidos cases de nicho do mercado. Também chefiou o departamento de operações com indústrias da CNova (atual Via), liderando equipes e conduzindo as estratégias de entrada no mundo digital de empresas como HP e AOC. Empreendendo antes da Hubsell, participou da construção da e-Plataforma, um dos mais robustos sistemas de comércio eletrônico do país.
Conheça ferramentas e estratégias de marketing para acelerar suas vendas no digital
Nome: Wyndson Oliveira
Profissão: CEO da SniperX
Bio: Plataforma de aceleração de Negócios Digitais e WYND Soluções, nela já realizou mais de 595 projetos em 7 países em 18 anos. Possui mais de 50 certificações e formações em TI, liderança, marketing, vendas, CS, CX, transformação digital. Foi convidado pela embaixada do Brasil em Washington para representar empresas brasileiras no Vale do Silício, passando pelo Google, Microsoft, Oracle, Symantec e outras. Já recebeu premiações nacionais Digital Awards 2018 e 2019 como a solução mais inovadora para eventos corporativos, também o Gyntec Awards 2018 e Funtec como empresa mais inovadora do ano.
Aprenda como criar uma comunicação intencional com o intuito de venda nas redes sociais, sem ficar refém das modinhas e hacks de instagram. Para os infoprodutores, criadores de conteúdo e interessados.
Nome: Thiago D. Yamashita
Profissão: Copywriter e Estrategista Digital
Bio: Desde 2018 no "Marketing Digital", e desde 2019 como Copywriter e estrategista digital. Já atuou nos bastidores de lançamentos digitais que somatizam em mais de meio Milhão em faturamento, como estrategista direto e copywriter. E atualmente tem o objetivo de transbordar seus conhecimentos para ajudar jovens a iniciarem no mercado digital.
\"Palestra sobre produção de biofósforo (fósforo verde) a partir da geração de biogás, para compor os fertilizantes da agricultura e fomentar a viabilidade da bioenergia. Atualmente o fósforo utilizado na fertilização é mineral e proveniente da Ucrânia, Rússia e Marrocos. Em função do conflito entre Ucrânia e Rússia o fósforo se tornou escasso e caro no mercado internacional, ameaçando a agricultura.A palestra também abordará o Epecismo, que é a integração dos bioprocessos, com resultados no ciclo da economia circular e da sustentabilidade. O Epecista é responsável pela gestão integrada dos processos de energia, com conhecimento sobre toda a cadeia da gestão integrada do projeto, reduzindo custo e manutenção. \"
Nome: Marcelo Sousa
Profissão: Presidente da Rizzo Energias Renováveis
Bio: Ex Presidente da Goiasgás e ex Gerente de desenvolvimento dos parques tecnológicos de Goiás. Professor, mestre em gestão e sustentabilidade, especialista em mudanças climáticas e sequestro de carbono e especialista em biogás. Cocriador Centro Internacional de Energias Renováveis e do Parque Tecnológico Itaipu. Implementou o escritório das Nações Unidas no Brasil para o Desenvolvimento Industrial. Foi ponto focal para energias renováveis na Rio + 20, pela ONUDI, MRE, MME, Eletrobras, Itaipu Binacional e FIESP. Trabalhou com propriedade intelectual tradicional, no INPI.
Frameworks como o Next.js e o Nuxt são revoluções recentes que focam em um problema comum no desenvolvimento de sites nos últimos anos: desenvolver websites com arquitetura moderna do JavaScript. Apesar de serem excelentes soluções, elas estão diretamente atreladas a suas bibliotecas e frameworks a quais são fundamentadas, como React, Preact e Vue.js. Mas e se a gente não qusier usar frameworks? Qual a alternativa pra aqueles de nós que gostamos de fazer o bom e velho HTML + CSS + JavaScript, sem ter que carregar uma tonelada de código pro browser do cliente? Nessa palestra você vai conhecer o Eleventy (11ty), um gerador de site estático que une o melhor dos dois mundos: dá a liberdade de estruturar o seu site da melhor maneira que você quiser, sem nenhuma amarra, enquanto entrega um ecossistema totalmente compatível com o desenvolvimento moderno do JavaScript. Iremos começar do zero, desde criar a pasta a primeira linha de código até a publicação, passando por todos os conceitos chaves do 11ty. Provavelmente você não irá usar o 11ty pra tudo, mas sem dúvidas será o seu companheiro favorito quando quiser fazer um site.
Nome: Joselito
Profissão: Desenvolvedor front-end, consultor, instrutor
Bio: Desenvolvedor front-end, consultor, instrutor e palestrante. Atualmente trabalha como Community Manager na Turing.com. Ama aviões, a web e temakis.
Trajetória de vida de uma menina do interior e o papel da educação/tecnologia como agente de transformação.
Nome: Alexandra Cemin
Profissão: Licenciada em Matemática e Física
Bio: Especialista em psicopedagogia e gestão organizacional, mestre em educação e possui doutorado pela Universidade de Caxias do Sul, em Ciências e Engenharia de Materiais. Atualmente é Diretora do Colégio PolyUni em Caxias do Sul, fundadora e CEO da CONNEPT, coordenadora do curso de graduação em licenciatura em matemática e assessora pedagógica na UNIFTEC, também coordena os Projetos Sociais da Universidade. Faz parte do Projeto Include, onde coordena os laboratórios no Rio Grande do Sul e ministra treinamento para facilitadores e monitores, no Programa de Formação Continuada do Instituto Campus Party.
Nome: Gabriel Chamie
Profissão: Solution Manager
Bio: Desde de 2013 atuando na descoberta de novas tecnologias para integrar inovação, empreendedorismo e negócios. Foco em entender processos diferenciados entre pessoas, projetos e negócios. Incentivo a utilização de inovação aberta como oxigenador da transformação digital.
Conheça a história dessas duas mulheres que que tiveram suas trajetórias vidas impactadas pela inovação tecnológica e já impactaram e mudaram as vidas de centenas de alunos com educação, tecnologia, inovação e empoderamento.
Nome: Lidiane Abreu
Profissão: Superintendente de Inovação Tecnóloga no Estado de Goiás
Bio: Formada em Direito pela Salgado Filho, Docência Superior pela FATEC, MBA em Gestão de Negócios Faculdade Alfa, MBA em Liderança para transformação Digital e Industria 4.0 pela Faculdade da Industria em São José dos Pinhais. É Superintendente de Inovação Tecnóloga no Estado de Goiás, Coordenadora do Projeto Cooperação Técnica Internacional - PRODOC da UNESCO, foi gestora de inovação e coordenadora de Desenvolvimento Profissional e Gerente capacitando talentos no IEL GO
Nome: Thielle Cathia
Profissão: Gerente de Projetos
Bio: Professora universitária especialista em tecnologia da informação, Diretora do projeto social Programa Donizetti, Gerente de Projetos do Estado de Goiás e Catequista.
Nasceu? Foto postada. Primeiro dia na escolinha? Sem problemas. Fotos postadas! Cada marco da vida e cada parte desinteressante dela? Postada em fotos, textos e vídeos. Isso sem contar as fotos que deixamos em cada prédio que nos registramos, no CPF dado no caixa, nas senhas vazadas, nas bases de dados que se perdem sem que saibamos. A talk tem como objetivo discutir e refletir como cada um, especialmente as gerações que desde sempre estiveram conectadas (como a minha!) podem ter sua história pessaol recontada por dados que elas mesmas disponibilizaram. Como o usuário percebe essas interações? Como poderia se precaver? Qual é o peso de cada post? Por outro lado, como atacantes(alô alô, engenheiros sociais!) podem se aproveitar dessa privacidade cada vez mais tênue e como profissionais de segurança e privacidade podem desenhar seus sistemas e produtos para abraçar esse zeitgeist de contar cada passo que damos com uma selfie qualquer de mais um dia comum?
Nome: Sofia Marshallowitz
Profissão: Engenheira de Privacidade
Bio: Engenheira de Privacidade na unico. Trabalha atualmente com privacidade dentro de modelos de aprendizado biométricos e criptografia homomórfica. Mestranda em Computação pela PUC/RS.
O comércio eletrônico já está na vida adulta, tem mais de 25 anos de existência. A modalidade criou um setor inteiro, empresas, empregos e fortunas, mas para o usuário é uma experiência solitária. O livecommerce surgiu na China a partir dos serviços de streaming, principalmente de e-sports e jogos, para transformar todo o segmento. E traz de volta um elemento fundamental, a humanização. Se você não conseguiu entrar no início do e-commerce, agora é sua chance de pegar a próxima grande revolução (e fazer fortuna).
Nome: In Hsieh
Profissão: Lidera negócios em livecommerce e socialcommerce
Bio: In Hsieh é o principal especialista em inovação, e-commerce, startups em tecnologia entre Brasil e China, tendo atuado na aceleração e desenvolvimento de negócios de startups chinesas como Aliexpress e Kwai. Atualmente lidera negócios em livecommerce e socialcommerce, faz parte do conselho editorial do MIT Sloan Management Review Brasil. Antes foi Head de E-commerce Latam da Xiaomi, uma das gigantes chinesas de internet, participou do startup do Submarino em 1999 e ainda fundou suas próprias startups, como Baby.com.br, eleita melhor startup do ano pela revista PEGN em 2011.
Quando se pensa no ensino de artes para pessoas com deficiência é importante repensar metodologias e adaptar as formas de ensino e as tecnologias para melhor vivência do estudante. É sobre essas possibilidades que falaremos nessa palestra, com foco em inclusão e acessibilidade.
Nome: Renata Curado
Profissão: Coordenadora de Arte e Inclusão- Basileu França
Bio: Sou Renata Curado, licenciada em Artes Cênicas-UFG, Pedagoga-IPF, Mestre em Memória Social-UNIRIO, especializanda em Linguagem, Cultura e Ensino-UEG, coordenadora de Arte e Inclusão da EFG em Artes Basileu França e doutoranda em Performances Culturais-UFG. Sou atriz, diretora de teatro e performer com pesquisas em culturas tradicionais, direitos humanos, pedagogia do teatro e didáticas poéticas para pessoas com deficiência.
Como o cientista de dados pode ajudar uma sociedade a sobreviver a um apocalipse zumbi? Venha descobrir suas habilidades analíticas e ajudar a salvar o mundo utilizando dados com o apoio do Time Cappra. Vamos desenvolver a cultura analítica de forma simples e divertida!
Nome: Iara Passos
Profissão: Pesquisadora no Instituto Cappra
Bio: Iara Passos é pesquisadora no Instituto Cappra. Tem formação nas áreas de Dados e Sociologia, tendo trabalhado principalmente na intersecção das duas. Atualmente é uma das lideranças do time de pesquisa da Cappra, auxiliando na tradução de pesquisas acadêmicas para o público de negócio e dados, tendo também atuado na área de consultoria auxiliando empresas a introduzirem a cultura analítica em seus times.
Nome: Julio Baldasso
Profissão: Pesquisador no Instituto Cappra
Bio: Julio é pesquisador no instituto Cappra. Possui formação interdisciplinar entre a tecnologia e a sociologia, com principais interesses em sociologia da tecnologia e da ciência e formação científico-metodológica. Atualmente realiza pesquisas sobre cultura analítica, processos de tomadas de decisão, métodos de investigação de maturidade analítica de empresas. Também anda se intrometendo na formação de pesquisadores de pós-graduação como tema de seu doutoramento.
PX Creativelab - A experiência digital que simplifica, moderniza e transforma a maneira como as empresas e seus colaboradores extraem valores e insights dos dados, utilizando técnicas de processamento de linguagem natural para permitir uma comunicação entre as pessoas e os dados através de perguntas em texto livre.
Nome: Allan Miranda
Profissão: Pós-Graduado em Ciência de Dados
Bio: Banco de Dados, Data Warehousing, Data Mining e Gestão do Conhecimento nas Empresas pela PUC-Rio. Possui 15 anos de experiência no mercado de Data & Analytics. Em 2019, fundou a Px Creative Lab com o objetivo de facilitar e agilizar o consumo e produção de inteligência de dados dentro das empresas.
Conteúdo em Venture Capital, qual é este mercado, como funciona, as melhores práticas do setor de acordo com o mais renomado ecossistema de inovação do mundo, o Vale do Silício. Como é o ecossistema de inovação no Vale do Silício, qual o comportamento e mindset da região, como funcionam as conexões o networking, o que podemos aprender com este grande ecossistema para que o Brasil se tornar um polo de inovação referência no mundo.
Nome: Nathália Secco
Profissão: Fundadora da Orchestra
Bio: Fundou a Orchestra, uma aceleradora de startups AgriFoodTech com sede em Rio Verde - GO aos 28 anos, e atualmente a empresa de Venture Capital. Pioneira no centro oeste brasileiro, acelerou startups e scale ups nacionais e globais auxiliando escalar suas soluções em polos do agronegócio brasileiro. A primeira mulher brasileira fundadora e CEO de uma aceleradora de startups do agronegócio, e está na lista Forbes Under 30. Graduada pela UFG, MBA pela FGV, e cursou os programas Executivos em Leadership in Innovation e Executive Venture Capital pelas universidades de Stanford e Berkeley, na Califórnia.
Problemas no desenvolvimento de softwares, identificação de problemas reais, funcionalidades que realmente importam, entregando para quem de fato precisa e analisando os resultados. Nossos cases: Sisu, Diploma Digital, PNLD, Acesso Único
Nome: Roosevelt Benvindo
Profissão: Gerente de Soluções na RNP
Bio: Gerente de Soluções responsável pela prospecção e gestão de soluções tecnológicas da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa RNP. Atua na identificação de oportunidades, produtos e serviços para apoio às políticas públicas nas organizações usuárias do sistema RNP. Carreira consolidada nas áreas de Gestão de negócios e Tecnologia da Informação com mais de 20 anos de experiência em governança e gestão na Administração Pública Federal e iniciativa privada
Nome: Felipe Nascimento
Profissão: Analista de Inovação na Diretoria de Pesquisa e Inovação na RNP
Bio: Analista de Inovação na Diretoria de Pesquisa e Inovação na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Entusiasta em inovação e métodos ágeis, líder do esquadrão de LABs e do grupo de estudos sobre Metaverso na RNP.
Uma apresentação das habilidades e conhecimentos de segurança da informação necessários para os programadores brilharem no mercado de trabalho em 2022. Do agile ao devsecops.
Nome: Paulo Pontes
Profissão: Analista de Governança, Risco e Compliance
Bio: Pós-graduado na FGV, com 20 anos de experiência nas áreas de segurança da informação e desenvolvimento de sistemas.Com atuação nas implantações de sistemas que variam do B2B a controles internos de acessos, o palestrante acompanhou a maturação do mercado de desenvolvimento de sistemas e da segurança da informação. Atualmente atuando com arquitetura, cloud, desenvolvimento e SI para atender a 3600 sistemas complexos em um ecossistema heterogêneo e em constante evolução
Nessa palestra eu irei apresentar alguns conceitos que normalmente não são aplicados a desenvolvimento de software embarcado, como: Designer Pattern; Clean Code; Misra-C; Doxygen; Arquiteturas; E qual impacto positivo esses conhecimentos trará para sua vida profissional como desenvolvedor.
Nome: Juliano Perotto
Profissão: Desenvolvedor de firmware embarcado
Bio: Sou desenvolvedor de firmware embarcado a mais de 6 anos, atuo em 3 projetos atualmente, com um total de 5.000, 25.000 e 100.000 mil linhas de código, utilizando todos os recursos e boas práticas para entregar melhor, desenvolver mais e fazer menos manutenção.
Uma nova forma de olhar o mundo , as novas tecnologias de tratamento de residuos , economia circular , como transformar um ônus em um Bônus ?
Nome: Angela Oliveira
Profissão: Pesquisadora de tecnologias
Bio: Angela resolveu mudar a forma com que o lixo é tratado no país, como representante e divulgadora da tecnologia Termoquímica Catalítica. A pesquisadora é especializada em neurociências, coach e liderança, física quântica e diversas outras tecnologias que podem ajudar a mudar o mundo.
O uso de tecnologias como a impressão 3D, que vem popularizando-se bastante nos últimos anos, pode contribuir com o processo de ensino da matemática, como por exemplo, nas disciplinas de Geometria Plana e Espacial. Uma das potencialidades do uso nessas disciplinas, da impressão 3D, resulta do fato de que o manuseio e a visualização do objeto impresso podem facilitar a compreensão do mesmo. No presente trabalho será dada maior ênfase ao uso da impressão 3D no aprendizado de da geometria plana e espacial por ser considerada pelos alunos como uma disciplina muito difícil e também pela escassez de trabalhos nessa área.
Nome: Ronan Lourenço
Profissão: Graduado em Matemática, pela UNB
Bio: Graduação em Matemática, pela UNB - Universidade de Brasília. Atualmente trabalho na função de Técnico em Tecnologia da informação.
Como podemos utilizar elementos dos RPGs de mesa em sala de aula? Jogos Interpretativos, ou RPGs, possuem características fundamentais para o ensino de qualidade, como protagonismo do aluno, aprendizagem colaborativa e exercício da criatividade. Neste Workshop, mostraremos como aplicar estas características em sala de aula a partir do RPG, mas sem necessariamente utilizar o jogo. Justificativa: Durante a pandemia, fomos pressionados a desenvolver nossas rotinas de forma digital e remota, nossa sociedade se viu desafiada a criar novas maneiras de explorar e interagir com o mundo sem sair de casa. Essas mudanças foram especialmente impactantes na educação: como a tecnologia pode permitir a criação, o conhecimento e o ensino de forma remota mantendo a interatividade? Considerando isso, este Workshop busca não somente apresentar uma forma de ensino remoto como também se alinhar com a BNCC e o Novo Ensino Médio, com desenvolvimento colaborativo e em grupo de projetos.
Nome: Arthur Burity
Profissão: Formando em Letras Português
Bio: Jogando RPG pela última década, formando em Letras - Português pela Universidade de Brasília, com foco no ensino de português. Vencedor do segundo lugar estadual do prêmio SEBRAE educação empreendedora com o ensino de RPG para professores da Secretaria de Educação do DF.
Nome: Renata Rinaldi
Profissão: Ilustradora e Designer de Jogos
Bio: Rinaldi é artista visual formada em bacharel pela Universidade de Brasília - UNB. Atuou como Arte Educadora nos espaços museais de Brasília, é ilustradora e quadrinista, publicou diversos zines e quadrinhos e atualmente é voluntária como designer de jogos dentro do Instituto Glória, uma ONG que combate a violência contra mulheres e meninas. Trabalha como desenvolvedora de jogos e integra o projeto gamificação das licenciaturas na UnB.
A oficina traz dispositivos inteligentes para explorar o mundo da internet das coisas abordando soluções práticas do cotidiano para automação residencial. Desde a integração da assistente virtual Alexa com sensores e lâmpadas inteligentes até a instalação de câmeras de segurança integradas. Tudo isto realizado de maneira prática e através do smartphone.